Uma iniciativa inédita. Em Varre Sai o Grupo de Teatro São José de Anchieta formado por alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus apresentará na sexta feira (23), a partir das 20h, no pátio da Igreja Nossa Senhora das Graças em Varre Sai uma encenação da Paixão de Cristo. O texto é uma adaptação da professora e atriz Margareth Terezinha Ferreira Vargas, que assina a direção do espetáculo de fé e espiritualidade. Em cena crianças e adolescentes. Para Lucas de Oliveira Correia, 11 anos, que vai representar o apostolo Tiago uma emoção em estar num espetáculo que revive os passos da Paixão de Cristo.
-Fico muito feliz de ver meu filho Lucas interpretando o apóstolo Tiago. Acho que esta peça desperta a religiosidade dele, já que minha família é católica e sempre nos emocionamos com a encenação da paixão de Cristo. Agradeço a professora Margareth por ter dado esse personagem a ele na peça. – relata Graciana Melo de Oliveira.
Explorar o teatro para a catequese e ao mesmo tempo despontar valores para a arte, mas a professora fala da importância de formar nas crianças e adolescentes o sentimento de companheirismo, e para formar cidadãos que saibam de seu papel na igreja e na sociedade. E conta um pouco do desafio de preparar todos os anos um espetáculo de fé, mas de beleza.
- Evangelizar é necessário. Deus no conduz e nos faz de instrumentos. È o terceiro ano com a apresentação dessa peça. Os alunos são muito dedicados e empenhados com o trabalho do teatro no colégio. Este ano o aluno Gabriel Bovi Tostes da Silva, 14 anos, vivenciará o personagem Jesus Cristo, contamos com aproximadamente quarenta alunos para esta peça. Todos empenhados nessa missão de evangelizar através da arte. E por fim, em 2016 nascia o fruto do sonhado Teatro Cristão com a encenação da peça teatral: A Paixão de Cristo. – revela a professora.
Emocionada Margareth Vargas conta como tudo começou em 2016. Desafios que se tornaram realidade. E este ano as expectativas de um espetáculo que leve a reflexão do caminho de sofrimento de Cristo. Uma história de amor de Deus com a humanidade resgatada pelo preço do sangue derramado na cruz.
- Levar os ensinamentos de Jesus Cristo que sempre me fascinaram, às pessoas. Proporcionar as crianças a Palavra de Jesus. Nossas crianças e jovens inseridos num ambiente educacional, cultural e evangelizador, e assim poder sentir o zelo de Deus para cada com cada um de nós. O teatro é essa possibilidade de acender uma vela em meio a escuridão, em um país com tantas carências e injustiça. Transmitir o sacrifício de Jesus na cruz, por meio dessa encenação, é algo transformador. – conta.
Uma experiência inspiradora. O Grupo de Teatro São José de Anchieta surgiu como uma iniciativa de catequese e evangelização usando a linguagem teatral, um recurso usado pelo santo para a catequese dos indígenas. De uma experiência de perda a professora se encantou com o teatro e se lançou. E recorda o teatro já fazia brilhar os olhos da menina. E finalmente uma semente da arte cênica semeada aos três anos no Colégio Coração de Jesus onde estudou boa parte da sua infância. Estar ali vivenciando as histórias encenadas e interpretadas no teatro enchia o coração da jovem de esperança e conforto.
- Em 2014 quando iniciei o trabalho como professora no Colégio Coração de Jesus, fez-me recordar das belíssimas memórias daquelas experiências quevivi na infância neste colégio que tenho imenso orgulho de pertencer. – destaca Margareth.
Texto Ricardo Gomes
Fotos Messias Correa





Nenhum comentário:
Postar um comentário