Em alusão ao maio roxo, mês de conscientização da FIBROMIALGIA, a Secretaria Municipal de Saúde de Italva em parceria com o Vereador Claudioney Mesquita, promoveu uma roda de conversa com mulheres que vivem com a enfermidade da fibromialgia. Foi um momento de escuta, empatia e troca de experiências.
Além do bate-papo entre pessoas com e sem diagnóstico da síndrome, também teve a participação de especialistas, como a ativista Camila de Andrade Pires, Presidente da Associação da ANFIBRO no estado do RJ, a Fisioterapeuta Fernanda Junqueira e a Nutricionista Sirléia Nascimento.
O evento proporcionou um espaço de troca, aprendizado e apoio para pessoas que enfrentam diariamente a dor crônica e buscam por direitos e respeito. Durante a roda de conversa, relatos emocionados deram voz às dificuldades vividas no dia a dia. “Me senti acolhida porque, por várias vezes, enfrentei preconceito em filas, em vários lugares, até na família mesmo. Aqui, nesse dia, eu pude ver que nós não estamos sozinhos”, relatou uma senhora.
A Doença
A fibromialgia é uma condição clínica crônica caracterizada por dores musculares generalizadas, acompanhadas de sintomas como fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, depressão e alterações de memória e concentração. Ainda pouco compreendida por parte da sociedade, a síndrome pode impactar profundamente a qualidade de vida das pessoas afetadas, que, muitas vezes, enfrentam o estigma do descrédito, inclusive em ambientes familiares e profissionais.
Folha de Italva
Nenhum comentário:
Postar um comentário