Para alertar a população sobre as consequências do câncer de intestino, a Prefeitura de Itaperuna e Secretaria de Saúde em parceria com a UNIG, Hospital São José do Avaí, Associação de Voluntários COMVIDA, Núcleo de Informação, Comunicação e Educação de Itaperuna-NICES se uniram na Campanha do Setembro Verde.
Uma programação especial foi realizada nos dias 15, 17 e 25 de setembro em alusão a Campanha.
Focada principalmente nas pessoas acima de 50 anos, a campanha de prevenção contra o câncer de intestino teve o objetivo de transmitir informações a respeito do câncer de intestino e as formas de prevenção, além de orientar a sociedade sobre a existência da doença e a necessidade de realizar os exames de forma preventiva.
De acordo com dados relatados pelo Dr. Marllus foram 382 atendimentos na feira livre no dia 15/09, na Palestra realizada no dia 17/09, obteve um número de 109 participantes e nesta terça-feira, 25/09, foram atendidas 78 pessoas e disponibilizados exames laboratoriais de sangue oculto nas fezes, como o próprio nome diz, analisa a presença de sangue nas fezes que não podem ser vistos a olho nu. Um resultado positivo para esse exame indica que o paciente está sofrendo algum sangramento no intestino grosso, que pode ser consequência de uma inflamação, trauma ou câncer colorretal.
“Adotamos esta campanha por ser de vital importância para a população e essencial na prevenção do câncer”. Lembrando que todas as terças-feiras no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos têm atendimento com Médico Coloproctologista Dr. Marllus Braga Soares, ressalta o Secretário de Saúde, Olliver Barros.
Estiveram presentes no atendimento especializado nesta terça-feira o Dr. Marllus B. Soares, a Nutróloga, Dra. Isis Galvão; Nutricionistas, Camila Carvalho e Denise Tinoco; Coordenadoras do PACS, Milena Alves e Carolina; Presidente da Câmara, Amanda C. Braga, Presidente do Ita Mulher, Aydê Braga, alunos que cursam medicina na UNIG, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário