Desde o dia primeiro de outubro, profissionais da Secretaria
de Saúde de Itaperuna estão se mobilizando para que durante o Mês da Campanha
Outubro Rosa seja praticada a estratégia da busca ativa, visando a captação de
mulheres com idade acima de 40 anos, que não fizeram o exame de mamografia nos
últimos anos. A busca vem consolidar as ações do Sistema Único de Saúde – SUS,
para o alcance das metas previstas nas pactuações do município. A estratégia
esta sendo desenvolvida de forma pioneira no município, onde os profissionais
visitam as entidades como igrejas, clubes de serviços, unidades educacionais,
comércio de confecção, associação de bairros, repartições públicas e privadas e
a comunidade em geral, em busca de parceiros que possa ser interagentes no plano
de ação a prevenção ao câncer de mamas.
A busca ativa já faz parte do trabalho diário da Atenção
Básica do município, através das Agentes Comunitários de Saúde em visitação
regular aos domicílios. Porém o trabalho se intensifica de forma mais dinâmica
em outubro, em razão da adesão da saúde voltado a prevenção ao câncer de mamas
no Outubro Rosa.
De acordo com o Enfermeiro Gesiney Botelho, do NICES – Núcleo
de Informação, Comunicação e Educação Permanente e Continuada em Saúde desde o
inicio da Campanha já foram visitados mais de 20 instituições, como o encontro
com as supervisoras de ensino da SEMED – Secretaria Municipal de Educação, com
a Coordenação da Pastoral da Igreja Matriz São José do Avaí, com a chefia da
confecção Folignos de Itaperuna, com o grupo do PCH, e as Salas de Espera além
das abordagens de rua, com o intuito de sensibilizá-las para o chamamento de
serem interagentes para melhoria do desempenho do plano de ação. Alguns
encontros já surgiram resultados, que captaram mulheres dentro da faixa alvo
(acima de 40 anos de idade) e as direcionaram até as unidades de saúde, onde
foi feita a marcação para exame Papanicolau (o preventivo) e as requisições de
mamografia.
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