MEIO AMBIENTE REALIZA CONSULTA PÚBLICA SOBRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM CARDOSO MOREIRA - RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

25/11/2018

MEIO AMBIENTE REALIZA CONSULTA PÚBLICA SOBRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM CARDOSO MOREIRA - RJ



A SYNERGIX empresa contratada pela Prefeitura Municipal para consultoria de Projetos ambientais, realizou uma Consulta Pública relativa à criação das três Unidades de Conservação Ambiental, que serão criadas em Cardoso Moreira.

O prefeito Gilson Siqueira, secretários municipais e membros da sociedade em geral, marcaram presença no evento que foi realizado na quarta-feira, 21 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal de Cardoso Moreira.

O diretor técnico e engenheiro ambiental Cleber Ferreira e o biólogo Marcelo Reis, ambos ligados à empresa de consultoria, apresentaram dados relativos ao trabalho realizado no município, entre eles o aumento significativo de recebimento do ICMS Verde, “isso está sendo possível devido o engajamento da atual administração na realização de projetos e ações relativas ao Meio Ambiente. Atualmente, Cardoso Moreira vem recebendo mais de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais) por ano, após a realização de programas e projetos ambientais, apoiados e reconhecidos pela superintendência de biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente ”.

A Consulta Pública que é uma determinação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei Federal nº9.985/200. Art. 22) e foi proposta pela Secretaria de Ambiente e Defesa Civil, teve como objetivo reunir a sociedade para discutir as propostas e informar sobre a criação das Unidades de Conservação Municipais, que serão denominadas Monumento Natural Municipal Pedra de São Joaquim, Refúgio da Vida Silvestre Oricana e Refúgio de Vida Silvestre Serra do Imburi. Na ocasião, foram mostrados os dados estatísticos e de mapeamento de todas as áreas que ficam localizadas nas Unidades de Conservação, entre elas: Nascentes existentes, tipos de vegetação, afloramentos rochosos e vida silvestre.

“Agradecemos a presença de todos, em especial dos produtores rurais que residem próximo, ao entorno e até mesmo nas áreas onde serão criadas as Unidades de conservação. Somente com o apoio e contribuição de todos os moradores dessas áreas e também da zona urbana do nosso Município, poderemos conservar e proteger nossas riquezas naturais;” Disse o prefeito Gilson Siqueira, no encerramento do evento. Ocimar Benvindo, subsecretário de Ambiente e Defesa Civil falou da importância da criação das Unidades de Conservação para o município, toda a população e principalmente para a proteção da fauna, flora e vida animal.

Agora serão realizadas as próximas etapas que consistem em: Criar as Unidades de Conservação através de Decreto Oficial, designar um administrador, criar um Conselho Gestor, construir uma Sede Oficial e elaborar um Plano de Manejo.










DECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário