
Movimento Novembro Azul, que tem o objetivo de alertar o público masculino sobre a importância de prevenir o câncer de próstata.
Coube ao Enfermeiro Gesiney Botelho explicar na sala de espera onde os pacientes aguardavam suas consultas com o urologista no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos sobre as características do câncer de próstata, como os sintomas, os fatores de risco e as iniciativas necessárias para reduzir a probabilidade de seu surgimento. "No dia a dia, é importante às pessoas se conscientizarem sobre a adoção de uma dieta saudável, a prática de exercícios físicos e o controle de peso, além da necessidade de levar uma vida saudável, mesmo diante da rotina por vezes estressante", ressalta o enfermeiro.
Caso haja a suspeita do câncer de próstata, é primordial que os homens realizem os procedimentos específicos para a sua detecção, como exame físico, níveis de PSA no sangue.
Durante a ação foi realizada aferição de pressão, distribuídos panfletos e folders sobre o câncer de próstata, palestra sobre a prevenção do câncer de próstata e oferta de exame de PSA. As conversas são destinadas principalmente aos homens, com o objetivo de acabar com o preconceito e conscientizá-los a realizarem mais consultas com os médicos, periodicamente. Com relação ao Câncer de Próstata, quando descoberto precocemente, há grandes índices de cura.
O exame PSA que tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral.
Fonte DECOM SAÚDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário