Governador Wilson Witzel em inauguração do CRIAAD
O governador
Wilson Witzel participou, nesta terça-feira (15/01), da inauguração do Centro
de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em Campos dos
Goytacazes. O local atenderá 60 jovens que cumprem medida socioeducativa de
semiliberdade na cidade. A Unidade do Departamento Geral de Ações
Socioeducativas (Degase) funciona em um terreno doado pela Secretaria de Estado
de Educação (Seeduc)
“Nós
queremos que os nossos jovens tenham a oportunidade de estudar, porque não
existe caminho alternativo ao estudo. Parabenizo a todos que se empenharam para
tornar esse lugar realidade. Vamos dar direito a esses jovens de voltarem ao
caminho correto. Precisamos devolver as pessoas para a sociedade de uma forma
melhor do que recebemos”, afirmou o governador.
A abertura
do novo Criaad dá continuidade ao plano de descentralização das unidades de
cumprimento de medidas socioeducativas, para que o adolescente do interior
receba atendimento mais próximo à família, fortalecendo os vínculos afetivos e
colaborando para a ressocialização.
“Com a
inauguração do novo Criaad, nós proporcionamos um espaço que servirá de modelo
para todo o Estado. Afinal, o benefício para os jovens será enorme, pois terão
um local de qualidade para cumprirem suas medidas socioeducativas em busca da
ressocialização. Vale lembrar que a função do Degase é exatamente esta de
reinserir com dignidade e oportunidade estes jovens na sociedade”, afirmou o
secretário de Educação, Pedro Fernandes.
O plano de
descentralização do Novo Degase se baseia no Plano de Atendimento
Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro (Pase), que norteia todas as ações
de planejamento e ações de intervenção na prática do atendimento ao adolescente
em conflito com a lei.
“Vamos
trabalhar para que possamos dar a esses jovens um futuro digno. Se não dermos
tudo o que eles precisam para serem cidadãos, nós vamos perdê-lo. A
responsabilidade é de toda a sociedade e do Estado”, disse André Monteiro,
diretor do Degase.
No projeto
pedagógico da semiliberdade, o adolescente pode sair das unidades para estudar
e trabalhar, retornando para passar a noite. Em caso de bom comportamento, o
jovem pode passar o final de semana com a família. Eles recebem acompanhamento
técnico de agentes socioeducativos, psicólogos, assistentes sociais e
pedagogos, entre outros profissionais.
“Temos a
unidade mais moderna de todo o estado. Campos passa a ser referência em
cumprimento de medida socioeducativa. Isso é fruto de um trabalho em parceria
entre o judiciário e executivo. Teremos 60 adolescentes cumprindo medidas em
uma região livre de qualquer confronto, facilitando a socialização de todos.
Espero que possamos ressocializar o maior número de adolescentes”, explicou a
juíza Maria Daniela Binato de Castro, idealizadora do projeto em Campos dos Goytacazes.
FONTE: FOLHA ITALVA







Nenhum comentário:
Postar um comentário