INSEGURANÇA ASSUSTA EM SÃO JOÃO DA BARRA – RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

14/07/2019

INSEGURANÇA ASSUSTA EM SÃO JOÃO DA BARRA – RJ



A onda de insegurança em São João da Barra tem assustado moradores. Só na última semana, quatro estabelecimentos comerciais foram invadidos em um mesmo dia. Já no início do mês, três homicídios foram registrados no município. A Polícia Militar informou que o policiamento em São João da Barra segue ostensivo 24 horas por dia.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), São João da Barra contabilizou, de janeiro a maio deste ano, seis roubos a estabelecimentos comerciais, três a mais que o mesmo período de 2018. Em relação a roubo a residências, o instituto também registrou seis ocorrências entre janeiro e maio de 2019. No caso de roubo a transeuntes, o número de registros é de 33 nos cinco primeiros meses de 2019, um a menos em relação ao mesmo período de 2018.

Com relação aos homicídios dolosos, o ISP mostra que o município contabilizou entre janeiro e maio deste ano oito mortes. Com os três do mês de junho, que ainda não foram atualizados no sistema do ISP, esse número sobe para 11 e ultrapassa a quantidade de assassinatos no ano de 2018, que fechou com 10 homicídios.

Segundo o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Rodrigo Ibiapina, São João da Barra segue com policiamento ostensivo. “A Polícia Militar realiza o policiamento ostensivo nas vias durante as 24 horas para oferecer uma segurança pública de qualidade”, disse.

Em relação aos três homicídios, Ibiapina informou que os crimes ocorreram dentro de residências, o que dificulta a intervenção policial. Dos três casos, a polícia conseguiu prender suspeitos de dois deles.

Na última quarta-feira (10), quatro estabelecimentos foram alvos de bandidos. Na madrugada, homens invadiram três estabelecimentos comerciais e furtaram dinheiro, tablet, notebook, celulares, óculos e até escritura de uma casa. O primeiro comércio invadido pelos bandidos, segundo a polícia, foi uma farmácia na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Logo depois, os homens entraram em uma ótica, na mesma avenida. Em seguida, uma loja de aparelhos eletrônicos, na rua dos Passos, também foi invadida.

Já na parte da tarde, quatro homens armados e encapuzados assaltaram uma lotérica, na avenida Liberdade, em Grussaí.

Homicídios — No dia 2 de julho, dois assassinatos foram registrados em Atafona e Grussaí. O primeiro aconteceu na parte da manhã, quando o caseiro João Francisco Amaral Neves, de 56 anos, foi morto a tiros e facadas. O suspeito pela morte de João foi preso no último dia 11, na rua Domingos Teixeira de Macedo, no bairro Coreia, em Atafona.

Já o segundo homicídio aconteceu à noite, na mesma data, e a vítima Claudecyr Rodrigues da Silva, de 59 anos, estava em sua casa, na rua Santa Lúcia, do outro lado da lagoa, próximo à Iquipari, onde foi morta na frente da família.

O terceiro assassinato de julho aconteceu no dia 5. Jorge Albino Augusto Arruda, de 34 anos, foi morto a garrafadas, em Grussaí. O suspeito foi preso horas depois. Segundo a Polícia Militar, ele estava com o celular da vítima e confessou o crime.

Cisp reforça ação integrada com Polícia

Para auxiliar a ação da PM, a Prefeitura de São João da Barra inaugurou neste mês o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O órgão foi instalado no terminal rodoviário Dr. Fernando Hélio Pinheiro, na sede do município. A prefeita Carla Machado ressaltou que transformou a antiga secretaria de Ordem Pública em Segurança Pública, no intuito de realizar parcerias com as esferas estadual e federal.

Na inauguração do órgão, a prefeita Carla Machado afirmou que o desafio agora é transformar São João da Barra em uma das cidades mais seguras do estado do Rio. Ela também relembrou ações de suas gestões anteriores que contribuíram para a segurança, como a construção da delegacia, doação de terrenos para a construção do Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Além da 5ª Companhia da PM, o Centro Integrado abriga o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Também integram o Cisp, a secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e o Departamento de Fiscalização e Posturas. A ideia da prefeita Carla Machado é que o monitoramento chegue a todo o município.

FOLHA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário