NOVA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL MANOEL CAROLA ENTREGUE À POPULAÇÃO EM SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA – RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

31/07/2019

NOVA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL MANOEL CAROLA ENTREGUE À POPULAÇÃO EM SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA – RJ


A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), acompanhada do vice-prefeito, inaugurou a nova Emergência do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), na localidade de Ponto de Cacimbas. A solenidade aconteceu na noite de sexta-feira (26) e contou com a presença de outras autoridades municipais, além de um grande público. O setor estava fechado há aproximadamente 9 anos e agora passa a contar com modernos equipamentos hospitalares.

“É um sonho que está sendo realizado hoje para toda a população de SFI a inauguração da nova Emergência do HMMC. Neste ano conseguimos R$ 6,5 milhões de emendas parlamentares para a Saúde. Já compramos e entregamos três ambulâncias novas de porte grande e até setembro vamos adquirir mais cinco. Aproveito a oportunidade e convido a todos para a inauguração da Double UBS, um mini hospital no Centro da cidade, no próximo dia 9 de agosto”, ressaltou a prefeita.

O diretor clínico do HMMC, Élber Marins, declarou que “é um dia histórico para a Saúde de SFI”, destacando a importância da nova “Emergência”, principalmente no atendimento de pacientes graves. O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, ao lado da subsecretária Thayna Rissa, fez coro com Marins.

“A Emergência do HMMC não deixa nada a desejar em relação às emergências dos hospitais particulares de Campos, por exemplo. Todos os ambientes são climatizados, com cortinas para dar mais privacidade e a Pediatria é separada dos demais pacientes adultos. Gostaria de agradecer à prefeita, às secretarias de Obras e de Educação, e principalmente à equipe da Saúde, que muito contribuíram para este momento”, revelou Campista, acrescentando:

“Avançamos muito na Saúde. Encontramos uma realidade de exames de tomografia de três, quatro anos e hoje conseguimos zerar a fila. Assim a gente tem feito com a Cardiologia, Ortopedia, enfim, com tudo. Estamos nos estruturando para atendermos o paciente dentro do município. A nova Emergência vai possibilitar mantê-lo aqui em nível estável durante 24, 48 horas, sem o desespero de transferência para uma UTI. Nos próximos dias vamos instalar um Raio-X com processadora digital, permitindo que o médico, lá no Hospital Ferreira Machado, em tempo real, consiga ver a imagem do paciente, evitando o deslocamento dele até a cidade vizinha”, anunciou o secretário.
Participaram ainda da solenidade de inauguração secretários municipais e outros integrantes do Governo, o vereador José Pinto Filho, o Pintinho, representando a Câmara Municipal de SFI, além do pároco da Paróquia São Francisco de Paula, padre Lucas Mendes, que abençoou a nova Emergência.

Estrutura com modernos equipamentos

As principais intervenções realizadas foram as seguintes: colocação de nova rede de gases; rebaixamento de teto em gesso nas enfermarias; substituição de piso; troca de janelas e portas; instalação de aparelhos de ar condicionado; aquisição de camas, cortinas e modernos equipamentos hospitalares.

A Emergência do HMMC passa a contar com cinco setores. A Unidade de Estabilização presta o primeiro atendimento aos pacientes em situação de emergência. A entrada é independente. O espaço é equipado com quatro leitos, monitores multiparametros, respiradores pulmonares, carro de emergência e camas com movimento falwer. Já a Unidade Intermediária é destinada à recuperação dos pacientes estabilizados, tendo os mesmos equipamentos da “Estabilização”, mas com três leitos.

Os outros três setores são: Emergência Pediátrica independente com um Consultório Médico, cinco leitos de observação e pintura temática infantil; Sala de Observação com seis leitos para assistência dos pacientes atendidos e classificados com baixa gravidade; e Posto de Enfermagem para guardar medicamentos e outros materiais.

Mãe de paciente mirim aprova o novo setor

Luany Machado, 26 anos, moradora na Praia do Sossego, elogiou o Setor de Pediatria da nova Emergência.

“Não tenho do que reclamar. O atendimento é satisfatório, tudo limpinho, ar condicionado e um painel infantil maravilhoso na recepção. Meu filho, que tem 5 anos, assim que entrou disse: ‘mãe, olha o Rei Leão!’, abrindo um sorriso. Isso acaba tranquilizando e ajudando na recuperação das crianças que precisam de tratamento médico”, destacou.



Ascom SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário