ITAPERUNA-RJ REALIZOU FÓRUM SOCIAL CATÓLICO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

19/08/2019

ITAPERUNA-RJ REALIZOU FÓRUM SOCIAL CATÓLICO



Evento foi realizado na Paróquia Santa Rita de Cássia e foi organizado pela Pastoral da Cidadania.

Na manhã de domingo aconteceu na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itaperuna o II Fórum Social Católico com as seguintes abordagens temáticas: Meio Ambiente, destacando a coleta seletiva e a conclusão das obras inacabadas. O debate foi impulsionado com o tema da Campanha da Fraternidade e Políticas Públicas.

A realização do Fórum tem como proposta de promover debates e busca de solução de problemas sociais que afetam a sociedade. E em Itaperuna o problema do lixo é um dos graves problemas que exigem uma resposta imediata tanto do poder publico como da população com a conscientização de como fazer o descarte do lixo domestico.

- O Fórum tem como objetivo de apresentar aos representantes do poder publico as necessidades da população e junto da população buscar medida de proteção ao meio ambiente e o zelo da Casa Comum. Aproveitando para participar dos próximos encontros. – destaca Francelino da Silva Junior.

Para o Professor Roberto da Silva do IFF - Campos uma solução viável para o lixo não reciclável seria o investimento publico na construção de uma usina para a geração de energia. A importância de transformar o lixo em energia que teria como acabar com o acumulo do lixo e ao mesmo tempo ter uma fonte de geração de energia sem depender da concessionária local e a conta de energia ser reduzida.

- Hoje o lixo não é um problema do município de Itaperuna, nem do Estado do Rio de Janeiro, mas do Brasil e do mundo. A população gera esses tipos de resíduos sólidos e o que fazer com esses resíduos. Vimos a pouco tempo e vemos nos noticiários que algo que deveria ser extinto a 5 anos atrás que a questão dos aterros sanitários e lixões e agora prorrogados por mais 5 anos. A gente começa a ver que é uma dificuldade de todos os municípios. O que podemos fazer para aproveitar com a unificação do útil ao agradável, porque hoje também uma das coisas que mais influencia nas cidades é a conta da energia elétrica e poucos municípios possuem uma conta moderada. Seria necessária a constrição de uma usina de reposição energética o que já acontece na Europa e Estados Unidos com mais de 600 usinas que transformam lixo em energia elétrica. Precisamos conscientizar da necessidade de uma usina que transforme o lixo em energia elétrica. – propõe o professor.

Texto e Foto Ricardo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário