PARÓQUIA EM ITAPERUNA-RJ PROMOVE ENCONTRO NO SETEMBRO AMARELO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

17/09/2019

PARÓQUIA EM ITAPERUNA-RJ PROMOVE ENCONTRO NO SETEMBRO AMARELO



Estatísticas são alarmantes e no Brasil 32 pessoas por dia tiram a própria vida. E uma das principais medidas preventivas é a educação: deixar de ter medo de falar sobre o assunto e compartilhar informações sobre o tema.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Itaperuna  promoverá no dia 20/09, sexta feira,  na Associação Padre Humberto Lindelauf (Rua José Bonifácio, 725 – Boa Fortuna), uma noite especial sobre o Tema da Campanha “Setembro Amarelo”, onde haverá palestra com um profissional da área da saúde da Performance – Rede de Ensino, Santa Missa pela Saúde presidida pelo Padre João Genes Rodrigues de Andrade, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e também Presidente da Associação Padre Humberto Lindelauf, e após, Momento de Oração com o G. O. Divina Misericórdia.

Segundo estudo realizado pela UNICAMP, 17% dos brasileiros, em algum momento pensou em dar um fim à própria vida e desses, 4,8% elaboraram um plano para isso. Em muitos casos, no entanto, é possível evitar que esses pensamentos suicidas virem realidade. Ao receberem ajuda preventiva ou oferta de socorro diante de uma crise, elas podem reverter à situação ao desabafar seus sentimentos, ideias e valores, mudando seu estado interior. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser evitados.

Vários motivos podem levar alguém ao suicídio. Normalmente não é um motivo único, e sim um conjunto de situações e a pessoa tem necessidade de aliviar pressões externas como cobranças sociais, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, fracasso, humilhação etc. No momento em que tem ideias suicidas, a pessoa combina dois ou mais sentimentos ou ideias conflituosas. É um estado interior chamado de ambivalência. Ela busca atenção por se sentir esquecida ou ignorada, e tem a sensação de estar só – uma solidão sentida como isolamento insuportável. Muita gente tem um desejo de revide ou imposição do mesmo sentimento negativo aos outros, querendo que sintam o mesmo que ela. Outros sentem vontade de desaparecer, fugir para um lugar ou situação melhor. Quase sempre, sentem uma vontade de alcançar paz, descanso ou um final imediato aos tormentos que não terminam, resumindo: quer parar de sofrer.

- A Igreja é sempre a favor da vida em todos os sentidos e procura ajudar as pessoas a encontrarem o sentido da vida e a alegria de viver será sempre a nossa missão. E a ajuda vem por meio de orientação e incentivos como nos propomos a fazer nesse “Setembro Amarelo”. As pessoas que estão junto àqueles que estão em uma situação tão dolorosa de pensamentos ou atitudes que demonstram que podem conduzir a tal ato, tem também o dever de ajudar. E estas reflexões neste mês servem para todos estes, mostrando como devem agir. – destaca Padre João Genes Rodrigues de Andrade.

Por Ricardo Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário