Foi iniciada na semana passada a obra de
interseção, no km 174 da BR 356 (Campos/São João da Barra), em Grussaí. A
iniciativa é do governo federal por meio do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit). Atualmente, os serviços estão na fase de
limpeza e terraplanagem realizados desde a última segunda (26) por
trabalhadores do consórcio Neovia Infraestrutura Rodoviária Ltda, de Curitiba,
que ganhou a concessão por meio de licitação. O investimento, de R$ 2,6
milhões, inclui a interseção de Grussaí e Atafona, que deve ser entregue em 100
dias.
Segundo o supervisor de obras do Dnit, Rogério Barreto, o
objetivo da interseção é organizar o trânsito devido o aumento veículos na
rodovia, evitando o número de acidentes. “A iniciativa é do governo federal por
meio do Dnit, que é o órgão responsável pelo projeto e execução da obra. Será
feita uma mudança de fluxo. Quando a obra terminar, os veículos não passarão
mais em pista única, serão pistas de fluxos diferentes. O objetivo é diminuir o
número de acidentes neste segmento e se preparar para o aumento da população. A
rodovia já registra fluxo intenso de veículos especialmente a partir do advento
do Porto do Açu, portanto, a gente vem se preparando para isso”, disse.
Rogério ressaltou ainda que as duas interseções, em Grussaí e
Atafona, cujas obras devem iniciar nos próximos dias, fazem parte do contrato
firmado pela empresa Neovia, em que ela se compromete a fazer a restauração do
segmento urbano de Italva e Itaperuna.
Em nota, a Prefeitura de São João da Barra informou que “o
Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes realiza atualmente uma
obra de interseção na BR 356, no trevo de Grussaí. O órgão federal e também
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) receberam, em 2017, uma
reivindicação da prefeita Carla Machado para a duplicação em todo trecho da
rodovia entre a cidade de Campos dos Goytacazes e o distrito de Atafona. Também
em 2017, no primeiro ano de sua atual gestão, a prefeita reuniu empresários,
deputados federais e autoridades regionais no Porto do Açu para discutir a
necessidade da obra, que viria atender a realidade em termos de fluxo e
acompanhando as perspectivas de crescimento impulsionadas, principalmente,
pelos avanços nos setores industrial e turístico”, disse.
Sobre a possível duplicação da BR 356, o Dnit informou que o
projeto está há três anos em fase de estudo de viabilidade desenvolvido pelo
órgão com sede em Brasília. Ainda não há previsão de início dos trabalh
A cerca de 10 quilômetros da interseção, outra obra que gera
expectativa entre os sanjoanenses é a ponte da Integração, que irá ligar São
João da Barra a São Francisco de Itabapoana, que está parada por falta de
recursos. Iniciada em junho de 2014, a construção é uma grande expectativa para
o desenvolvimento da região, pois servirá como uma rota de escoamento de
produções, além de diminuir a distância entre os dois municípios. O
Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) aguarda
liberação de verba para a retomada da obra.
Fonte: Folha 1
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