BISPO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ, DOM ROBERTO FRANCISCO CELEBROU MISSA DE CRIAÇÃO DO SANTUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA EM ITAPERUNA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

07/10/2019

BISPO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ, DOM ROBERTO FRANCISCO CELEBROU MISSA DE CRIAÇÃO DO SANTUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA EM ITAPERUNA



No sábado (05) o Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz presidiu missa solene da Festa de São Benedito com a criação do Santuário da Divina Misericórdia na cidade de Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Concelebraram Pe. Estevão Lewandowski, Pe. Marcelo Néspoli vigário paroquial) e os padres Jurandir e João Genes de Andrade Com o decreto lido pelo Diácono Francelino da Silva Júnior, no início da Missa.

Em sua saudação inicial e durante a homilia, Dom Roberto Francisco enalteceu a importância deste templo como lugar de salvação a todos os povos, à comunidade e àqueles que precisarem de repouso e acolhimento, conforto e consolo espiritual. Lugar para atender as pessoas que, por certo, farão sua experiência com a Misericórdia Divina. Onde terão assistência espiritual, confissões, celebrações eucarísticas, indulgências etc. Local de assistência aos peregrinos. Enfim, um manancial das graças de Deus.

Desde a posse em 2003 Pe. Estevão Lewandowski foi o responsável pela construção da Capela da Divina Misericórdia e a devoção que já existia, aumentou consideravelmente. Fieis se reúnem diariamente para recitação do terço mariano e meditação da Via Sacra e toda sexta feira acontece missa às 15h. Dom Roberto exortou a todos as orações pelos sacrilégios cometidos contra os templos e objetos sagrados, pela conversão dos pecadores e ainda revelou que agora São Benedito é o patrono da Paróquia e também do Santuário. E Pe. Estevão, além das funções que exerce de pároco e de superior da região Mãe da Misericórdia é o Reitor do Santuário Diocesano da Divina Misericórdia.

- Quão felizes e abençoados e agradecidos estamos com o decreto erigido pelo nosso Bispo Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, que também presidiu a Missa festiva do Padroeiro São Benedito. E agora na igreja de São Benedito onde já existe a belíssima capela dedicada ao Senhor da Misericórdia, já temos o Santuário Diocesano da Divina Misericórdia. – revela Maria Caroline de Almeida.

Um pouco de História - A Paróquia São Benedito, em Itaperuna/RJ, foi constituída pelo desmembramento do território das Paróquias São José do Avahy e Santo Antônio de Pádua. Com a liderança de Pe. Humberto Lindelauf, o prédio teve início graças ao empenho dos paroquianos que, dentre outras coisas, em mutirão, carregavam pedras para o alicerce. A igreja foi elevada à categoria de Paróquia no dia 1º de maio de 1968. O então, Dom Antônio de Castro Mayer, Bispo diocesano, nomeou como primeiro pároco o Pe. Roberto Gomes Guimarães (atual bispo Emérito de Campos).

A convite do saudoso Dom Carlos Alberto Navarro (Bispo Diocesano da época), os padres palotinos passaram a assumir a Paróquia de São Benedito, além de várias capelas da zona rural nas localidades de Aré, São José de Ubá e adjacências. O primeiro padre palotino, Padre Jan Baraniecki SAC, assumiu a Paróquia de São Benedito em 1º de fevereiro de 1987 e permaneceu nesta

comunidade por 10 anos. Após esse período, trabalharam outros padres palotinos. Atualmente, o pároco é Pe. Estevão Lewandowski.

No dia 20 de novembro de 2006, no Ano da Misericórdia, foi inaugurada a capela dedicada ao Senhor da Misericórdia. No dia 15 de novembro de 2018, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz – Bispo Diocesano de Campos realizou a celebração festiva da Consagração do Templo e Dedicação do Altar-Mor com as relíquias de São Vicente Pallotti. A igreja reuniu muitas pessoas, incluindo, representantes de Roma, vindos da Casa Geral. Contou ainda com a presença de padres palotinos e diocesanos, seminaristas, irmãs, muitos fiéis e autoridades locais.

- A devoção à Divina Misericórdia já estava entranhada nessa comunidade há muitos anos e com a inauguração da capela, essa devoção aumentou ainda mais, o que nos levou a solicitar que se estabelecesse um lugar específico – Santuário – para que todos pudessem gozar da maior assistência dos sacramentos, assistência pastoral, indulgências e as graças que Deus enviará àqueles que com fé e confiança buscarem consolo e força diante da Imagem do Senhor da Misericórdia, que se encontra na capela já mencionada. – revela Pe. Estevão.

Muitas bênçãos para a cidade de Itaperuna e momento que ficara marcado nos corações de toda comunidade católica da região. Pe. Maxiliano Barreto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição destaca a importância do novo santuário, local para peregrinações e canal de muitas graças para toda a Diocese de Campos.

- Partindo da construção da Capela da Divina Misericórdia e a devoção implantada e difundida na cidade de Itaperuna e hoje o local passa a ser santuário diocesano. E santuário é local de oração, mas de muitas graças e bênçãos e desejo que os raios da Divina Misericórdia possa iluminar os corações de todos a que possam ser misericordiosos como o Pai é misericordioso. – recorda Pe. Maxiliano.

Texto Ricardo Gomes (Comunicação Diocese de Campos) e com informações e fotos de Maria Caroline de Almeida (Pascom / Paróquia São Benedito/ Itaperuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário