HOMENAGEM PÓSTUMA AO EX-PREFEITO DE ITALVA, ELIEL DE ALMEIDA RIBEIRO. - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

12/11/2019

HOMENAGEM PÓSTUMA AO EX-PREFEITO DE ITALVA, ELIEL DE ALMEIDA RIBEIRO.


Vice-Prefeito de Cardoso Moreira Renato Jacinto sua esposa Isabel Siqueira,Vereador de Italva Jocimar Fio, Prefeito de Cardoso Moreira Gilson Siqueira, Primeira Dama de Cardoso Regina Siquiera, Ex- Primeira dama de Italva Sônia Ribeiro, Presidente da Câmara de São José de Ubá Sandra Pavan, Vereadores de Ittalva Gerlindo Motoka, Joel Enfermeiro, Presidente da Cãmara de Italva Alcirley Lima, Ex-Prefeito de São Francisco do Itabapoana Pedrinho Cherene, Prefeito de Natividade Severiano Rezende, Vice-Prefeito de Bom Jesus do Itabapoana Paulo Sérgio Cirylo Filho, Secretário de Saúde de São José de Ubá, Marcelo Poeys e Vereador de Italva Zeca do Esporte

Por Avelino Ferreira

Realizado pelo jornal Tempo News, o evento, ocorrido no dia 08 de novembro de 2019, marcou os 10 anos da morte de Eliel Ribeiro, quando exercia o terceiro mandato (1989-1992/ 1997-2000/ 2009/2009), não o terminando, porque morreu, aos 55 anos, no dia 02 de novembro daquele ano.

Não foi esquecido pelo povo italvense, que, até hoje, lembra de seus feitos e de como foi importante na emancipação do distrito, cuja luta para desligar-se de Campos, iniciada no início dos anos 1960, gerou manifestações e prisões, liderada politicamente, à época, pelo então deputado estadual Antonio Carlos Pereira Pinto. Em 1984, Eliel, nascido em Tombos, Minas Gerais, casado com a italvense Sônia Ribeiro, residindo no distrito, participou da retomada da luta e conseguiu o apoio de Pereira Pinto e Anthony Garotinho. Os dois se elegeram deputados em 1986 e, juntos a Eliel, integrados ao PDT do então governador Leonel Brizola, que fez aprovar o projeto do deputado José Augusto Guimarães e tornou Italva independente.

Para todos em Italva, inclusive a maioria de seus adversários políticos, Eliel Ribeiro foi a peça fundamental na emancipação do município. Na eleição de 1988, Eliel Ribeiro foi eleito e o novo município ganhou obras antes sequer imaginadas e recebeu uma projeção regional e estadual impensada antes de Eliel. Em 1992, elegeu seu sucessor, Glycério Álvaro da Rocha. Em 1996, foi reeleito.

Coincidentemente, seu amigo do PDT, brizolista, Garotinho, também foi eleito em 1988, em Campos, em 1992 elegeu seu sucessor e, em 1996, se reelege. Os dois mantinham uma convivência pessoal e partidária. Eliel também manteve excelente relação com os prefeitos e lideranças políticas do Noroeste do Estado, principalmente com Cardoso Moreira. Os dois municípios sofreram muito com as enchentes de 1997 (a maior e que arrasou as duas cidades) e 2009.

Eliel Ribeiro também foi subsecretário de Educação do Estado no Governo Leonel Brizola (1991/1994) e participou do Governo Rosinha Garotinho (2003/2006). Recebeu títulos de cidadania de diversas cidades da região, inclusive de Italva, pois, nascido em Tombos, dizia e mostrava que amava Italva e o povo italvense; "minha cidade é Italva", registrou muitas vezes.

Foi o melhor prefeito que Italva teve, até hoje, e seus amigos Luiz Carlos Gomes, Cristina Rios e Avelino Ferreira, via Jornal Tempo News, decidiram lembrar seus feitos numa homenagem na Câmara Municipal de Italva, com um documentário de 40 minutos, feito a partir de reportagens realizadas durante a posse e os estragos na enchente de 1997, com Avelino Ferreira e o cinegrafista Ricardo Avelino, . com narração da jornalista Katiana Rodrigues e a edição da Totall Comunicação. O documentário emocionou a todos que lotaram a Câmara, principalmente a viúva de Eliel, Sonia Ribeiro.

Um feito que ficará na história da região, pois nunca antes teve similar, mesmo com a região sendo um celeiro de grandes lideranças locais, regionais e nacionais, como, para lembrar alguns, os ex-governadores Badger Sillveira e o irmão, Jorge Roberto Silveira, de Bom Jesus do Itabapoana. Zezé Moreira e Aymoré Moreira de Miracema, jogadores e técnicos de futebol que marcaram época, inclusive na Seleção Brasileira; Senadores e deputados, além de prefeitos como Claudão, em Itaperuna, Jogaib, em Porciúncula, Garcia, em Bom Jesus e tantos outros, alguns ainda exercendo mandatos. E a referência é apenas ao Noroeste fluminense, na qual Italva está inserida.

Na homenagem a Eliel Ribeiro compareceram, além de autoridades e lideranças políticas e comunitárias de Italva, pessoas que amavam e admiravam Eliel, prefeitos e vice-prefeitos, presidente de Câmaras, vereadores, secretários e amigos de diversos municípios, como Campos, Porciúncula, Natividade, São José de Ubá, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, ex-prefeito de Italva Leonardo Guimarães; e o deputado Jair Bittencourt enviou uma moção aprovada pela Alerj, enaltecendo os feitos de Eliel, que ele conheceu bem. O documentário termina com o depoimento da mãe de Eliel, que agradeceu a homenagem e as homenagens a Sonia Ribeiro, cujas lágrimas de emoção emocionaram a todos os presentes. Uma noite para ficar na história.

 Pastor Gerbson de Oliveira abrindo o Evento com palavra

 Prefeito de Natividade Severiano Rezende

Prefeito de Cardoso Moreira Gilson Siqueira
Secretário de Obras de Italva Walber Gomes

Presidente da Câmara de São José de Ubá Sandra Pavan

 Presidente da Câmara de Italva Alcirley Lima

 Secretário de Saúde de São José de Ubá´Marcelo Poeys

 Vice-Prefeito de Cardoso Moreira Renato Jacinto

 Vice-Prefeito de Bom Jesus do Itabapoana Paulo Sérgio Cirylo Filho

 Vice-Prefeito de Italva Bruninho Souza

 Ex-Prefeito de Italva Leonardo Guimarães

 Ex-Prefeito de São Francisco do Itabapoana Pedrinho Cherene

 Ex-Primeira Dama Sônia Maria da Silveira Ribeiro

 Antonio Carlos Bernardo (Poeta)-Sua Esposa Aldiceia e Ex-Primeira Dama Sonia Ribeiro

Prefeito de Cardoso Moreira e Autoridades entregando Medalha Comendador Cardoso Moreira a Dona Sônia Ribeiro

 Jornalista Avelino Ferreira

  Jornalista Avelino Ferreira

Prefeito de Cardoso Moreira entregando a Moção Póstuma indicada pelo Deputado Jair Bittencourt provada pela ALERJ

 Família do Prefeito Eliel Ribeiro com Vereador Gerindo Motoka


Jornalista Avelino Ferreira, Ex-Prefeito de Italva Leonrdo Guimarães, Sônia Ribeiro, Cristina Rios e Luiz Carlos Gomes do Jornal Tempo News

Dona Sônia com Secretários e funcionários da época do Prefeito Eliel Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário