DIVULGADA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO AMARO – CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

30/12/2019

DIVULGADA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO AMARO – CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ


Foi divulgada a programação da  287° Festa de Santo Amaro. Abertura será domingo com a Romaria da Paróquia Nossa Senhora das Dores do Distrito de Dores de Macabu. As 9h acontece a Santa Missa e após a chegada da Cavalgada que parte de Ponto Coqueiro. Festa prossegue até dia 15 de janeiro com programação religiosa e cultural.

A Festa de Santo Amaro, Padroeiro da Baixada Campista e considerada uma das mais tradicionais da cidade e recebe um público de 150 mil pessoas nos dias festivos. Um legado dos Monges Beneditinos presentes desde 1648, com a chegada do Frei Fernando de São Bento. Tradição, fé e cultura que se abraçam.

– Os festejos em louvor a Santo Amaro são os mais importantes para a regionalidade católica, principalmente da Baixada Campista, um espaço por onde percorreram as missões jesuítas nos tempos da colonização. Santo Amaro consegue reunir em torno de seus milagres romeiros de todo país e, nesse sentido, sua santificação de faz nacionalmente, inclusive no contexto das culturas populares, sendo a mais importante a encenação das cavalhadas, retratando as lutas entre mouros e cristãos. – destaca Orávio de Campos Soares.

A Presidente da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima destaca que a Festa de Santo Amaro é um evento aguardado e muito prestigiado por toda a comunidade campista e regiões vizinhas, não só pelo grande fervor que o santo desperta nas pessoas, mas pela sua importância histórica, religiosa e cultural.

– Chegando, este ano, à sua 287ª edição, a festa tem entre suas principais atrações, a Cavalhada, que é a representação de um combate entre mouros e cristãos, uma manifestação que vem se perpetuando como cultura viva, única no Brasil, atualmente. 

É um momento de fé e cultura da maior importância e, como tal, a Prefeitura Municipal de Campos, através de vários dos seus setores, entre eles, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, se diz presente, reverenciando a tradição e o reconhecimento ao Padroeiro da Baixada Campista. – revela.
  
Programação

05/01/2020

8h30 – Romaria Paróquia N S das Dores – Dores de Macabu

9h Santa Missa

9h Cavalgada

14h Leilão


De 06/01 a 14/01 – Novenário

18h30 – Ladainha

19g30 – Santa Missa


Dia 14/01 – Encerramento do novenário

19h 30 Santa Missa

21h – Levantamento do Mastro

22h  Show religioso e acolhida RCC


Dia 15/01 – Dia do Padroeiro

3h, 4h , 5h, 7h, 9h, 13h, 19h Missas

5h Alvorada

11h Missa Solene

Cel. Dom Roberto Francisco

13h- Desfile de Bandeiras

15h Cavalhada

17h Missa Campal

18h30 Procissão

21h Show e encerramento da Festa

Texto Ricardo Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário