ESTUDO DE 2013 APONTOU SOLUÇÕES PARA REDUZIR DANOS DE ENCHENTES EM ICONHA E VARGEM ALTA-ES - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

23/01/2020

ESTUDO DE 2013 APONTOU SOLUÇÕES PARA REDUZIR DANOS DE ENCHENTES EM ICONHA E VARGEM ALTA-ES

                                                                         Foto: Emílio Caliman/divulgação

Um estudo encomendado pelo Governo do Estado, em 2013, fez um diagnóstico alertando para os riscos de enchentes e desabamentos em Iconha, Vargem Alta e outros 15 municípios capixabas. Além de mostrar pormenores dos problemas estruturais e de ocupação nas cidades, a pesquisa apontou soluções para, senão acabar, ao menos reduzir os danos causados pelas fortes chuvas nos municípios.  A escolha das cidades foi feita de acordo com critérios técnicos, baseados nas regiões mais atingidas pelos desastres naturais no Espírito Santo.

Na conclusão sobre Iconha, por exemplo, a pesquisa aponta que os problemas das cheias do Rio Iconha e do córrego Jaracatiá – que cortam a cidade – vêm se agravando aos longo dos anos devido ao avanço da população para as proximidades das margens dos mananciais.

O estudo aponta ainda alguns cenários que poderiam minimizar os efeitos das chuvas: um deles sugere a dragagem do Rio Iconha, desapropriações e construção de um parque linear, além de ampliação de galerias e bueiros do córrego Jaracatiá e a construção de uma estação de bombeamento. Há ainda a sugestão – mais cara aos cofres públicos – de construção de um dique na planície do Vale de Jaracatiá.

FONTE:AQUI NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário