GABINETE DA SECRETARIA DE AGRICULTURA RJ FUNCIONARÁ TEMPORARIAMENTE NO NOROESTE - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

14/02/2020

GABINETE DA SECRETARIA DE AGRICULTURA RJ FUNCIONARÁ TEMPORARIAMENTE NO NOROESTE



Ação faz parte da mobilização para auxiliar na recuperação rural dos municípios atingidos pelas chuvas

Nesta quarta-feira (12/02), o Governo do Estado lançou, no Palácio Guanabara, a Política Estadual de Proteção e Defesa Social. A medida estabelece um plano de atendimento a municípios atingidos por catástrofes e situações emergenciais, com a atuação integrada de várias secretarias.

No evento foi anunciada a transferência temporária da sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento para Italva, por um periodo de 10 dias, para acompanhar a reestruturação rural das regiões Norte e Noroeste.

- Desde o início das chuvas nesses municípios, a secretaria trabalha incansavelmente para devolver a normalidade as areas rurais dos Municípios atingidos. As estradas vicinais destruídas são fundamentais para a população rural e para a produção agrícola do Estado. Recuperar essas áreas é nossa prioridade. - disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

A sede temporária ficará no Centro de Treinamento da Emater-Rio (CENTERJ), em Italva e visa, acompanhar e alavancar as ações que já vem sendo realizadas nas regiões atingidas.

O gabinete temporário contará com apoio das equipes da Emater-Rio, Ceasa e Pesagro-Rio.

Dados enviados pelas prefeituras mostram que cerca de 4.500 km de estradas vicinais foram destruídas. Tratores, caminhões, retroescavadeiras e outros equipamentos estão sendo usados para liberar as vias nas cidades de Italva, Itaperuna, Natividade, Laje do Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Varre-Sai, Porciúncula, São José de Ubá e São Fidélis.

Foram deslocadas máquinas de outros municípios e, em virtude dos estragos identificados, contratadas mais 132 equipamentos, com o objetivo de agilizar a reabertura e desobstrução das vias e reduzir os prejuízos das populações e produtores rurais destas áreas.

As Regiões Norte e Noroeste produzem cerca de 45% do leite de todo o Estado, por ano. E, somente a Região Noroeste é responsável por 85% do café produzido, por ano.

Ascom RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário