RIOS ITABAPOANA E MURIAÉ VOLTAM A TRANSBORDAR EM BOM JESUS DO ITABAPOANA E LAJE DO MURIAÉ-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

29/02/2020

RIOS ITABAPOANA E MURIAÉ VOLTAM A TRANSBORDAR EM BOM JESUS DO ITABAPOANA E LAJE DO MURIAÉ-RJ


                                                                                
As fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata, em Minas Gerais, voltaram a causar o transbordamento dos rios Muriaé e Itabapoana no Noroeste Fluminense neste sábado (29). As situações mais preocupantes até o momento são nos municípios de Laje do Muriaé e Bom Jesus do Itabapoana. No entanto, a tendência nas próximas horas é de que o volume de água diminua, caso não volte a chover e não há desalojados ou desabrigados, segundo o coordenador da Defesa Civil Regional Joelson de Oliveira.

De acordo com a Guarda Civil de Laje do Muriaé, choveu 115mm em Muriaé e 80mm em Miraí, na cabeceira do rio que nomeia a cidade. Com isso, o nível das águas passou de 2,84m, na última quinta-feira (27), para 5,41m na manhã deste sábado (29), segundo a Defesa Civil local. A cota de transbordo é de 5,15m.

Já em Bom Jesus, o rio Itabapoana chegou a 2,32m na medição feita às 11h45 pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A cota de transbordo no município é de 2,10m e algumas ruas foram atingidas pelas águas.

— Não há desalojados na região no momento. Os rios que trasbordaram passaram pouco do nível máximo em Laje de Muriaé e em Bom Jesus de Itabapoana. São águas das chuvas de quinta-feira (27) em Minas Gerais. A tendência é de diminuir. Os níveis estão estabilizando e vão diminuir na parte da tarde — disse Joelson de Oliveira.

A preocupação agora fica por conta dos outros municípios do Noroeste Fluminense que são banhados pelo rio Muriaé e que ainda estão recebendo as águas que estão descendo. A Prefeitura de Itaperuna emitiu um alerta para transbordamento e pediu para que a população ribeirinha fique atenta.

Em Italva, o rio Muriaé atingiu os 5,75m às 12h15, segundo o Inea, e a cota de transbordo é de 6,5m. A tendência é de alta, assim como em Cardoso Moreira, onde o nível estava 6,37m às 11h20, segundo a Defesa Civil. Porém, para transbordar no município, o rio precisa ultrapassar os 8m.

Em Santo Antônio de Pádua, o nível do rio Pomba chegou a 4,55m e ficou próximo da cota de transbordo, que é de 5m. No entanto, as águas começaram a baixar e estavam em 4,17m na medição do Inea ao meio dia.

Folha1

Nenhum comentário:

Postar um comentário