VEGETARIANISMO CRESCE E ALCANÇA MARCA DE 30 MILHÕES DE BRASILEIROS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

26/02/2020

VEGETARIANISMO CRESCE E ALCANÇA MARCA DE 30 MILHÕES DE BRASILEIROS


por: Vitor Paiva

Os críticos de plantão gostam de reduzir o crescimento do vegetarianismo no Brasil como uma mera modinha – uma tendência irrelevante que teria data para passar.

A verdade, no entanto, não poderia ser mais diferente: uma pesquisa divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, atualmente 14% de toda a população do país já se declara vegetariana, sem consumir nenhuma carne em suas refeições. Trata-se de um crescimento considerável com relação às últimas estimativas – de 2012 para cá o crescimento foi de 75%, quando a proporção era somente de 8% da população.

A porcentagem da nova pesquisa é substantiva: significa que cerca de 30 milhões de brasileiros não comem qualquer tipo de carne. A pesquisa ainda indica que 63% da população gostaria de reduzir ou mesmo banir o consumo de carne em suas refeições, o que indica que a tendência tornou-se, mais do que algo passageiro, uma realidade. Basta notar que em supermercados e em diversas redes de fast food – que até ontem jamais considerariam oferecer qualquer alternativa à carne – já trazem opções vegetarianas e veganas em seus cardápios.


O vegetarianismo costuma ser o primeiro passo rumo ao veganismo, em que não se come não só carne, mas qualquer ingrediente de origem animal. O motivo da tendência é apontado como sendo pela saúde pessoal, por questões éticas com relação à produção e ao abatimento dos bichos, mas principalmente pelo direto e franco amor – por não se querer consumir animais simplesmente. Segundo a pequisa, 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se estivesse indicado nas embalagens – mas trata-se, no entanto, de uma transformação lenta: a mesma pesquisa indica que 81% da população ainda vive sob dietas baseadas no consumo de carne.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário