FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL VOLTOU A ABRIR EM ATAFONA-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

06/03/2020

FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL VOLTOU A ABRIR EM ATAFONA-RJ



Desde outubro de 2019 fechada, a foz do rio Paraíba do Sul voltou a abrir em Atafona devido à cheia nos últimos dias, que em Campos chegou a atingir 9,92 metros nesta sexta-feira e em São João da Barra 6,50 metros. O secretário de Transportes de SJB, Victor Aquino, chegou a postar um vídeo em seu perfil no Facebook comemorando a volta da foz.

De acordo com ambientalista Aristides Soffiati, ainda não é possível a passagem de barcos no local, pois no momento, apesar do fluxo intenso, o local ainda está raso.

— A tendência é que com esse fluxo, o rio diminua, pois a vasão agora acontece na foz e não só em Gargaú, mas ainda é cedo para falar. Foi uma abertura da natureza,não foi uma ação do homem, foi algo natural — disse.

Com relação ao aumento da maré, Soffiati comentou que também é algo relativo, pois varia muito de acordo com a maré.

Ao postar o vídeo, Victor Aquino frisou: "Com a força da natureza e uma pequena ajuda do homem, voltamos a ter uma foz. Bom dia meu paraíso de Atafona".

O foz em Atafona foi fechada devido ao assoreamento do rio Paraíba do Sul. Na ocasião, o ambientalista Soffiati chegou a dizer que se medidas para reverter a situação não tivessem sido tomadas com urgência, a tendência era de que o local virasse uma espécie de lagoa, como ocorreu em Barra do Furado e nas lagoas do Açu, Iquipari e Grussaí. Ele também chegou a ressaltar que, se a situação não se revertesse, o caso poderia ser comparado ao do rio Colorado, nos Estados Unidos, que, após muitas intervenções teve a foz fechada se transformando em “uma imensa lagoa”.

Em setembro de 2019, o enfraquecimento do rio chegou a fechar a barra no Pontal e bloqueou a passagem de embarcações pelo local, mas um canal alternativo foi encontrado.
  






              VEJA O VÍDEO ABERTURA DA FOZ EM ATAFONA - SÃO JOÃO DA BARRA-RJ


FONTE:FOLHA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário