PARAÍBA DO SUL CHEGA A 9.92 METROS EM CAMPOS E SÃO JOÃO DA BARRA DECRETA EMERGÊNCIA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

06/03/2020

PARAÍBA DO SUL CHEGA A 9.92 METROS EM CAMPOS E SÃO JOÃO DA BARRA DECRETA EMERGÊNCIA

                                Rio Paraíba chegou a 9,92 metros, em Campos / Catarine Barreto


São João da Barra decretou emergência / Divulgação

O rio Paraíba do Sul atingiu, na manhã desta sexta-feira (6), 9,92 metros, faltando 68 centímetros para chegar à cota de transbordo, em Campos. A medição foi feita às 7h. Já em São João da Barra, o mesmo rio chegou a 6,50 metros e a prefeita Carla Machado decretou situação de emergência no município, em decorrência das inundações e alagamentos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, além do rompimento do Dique São João. Em todo o estado do Rio, as chuvas já deixaram seis mortos e 6,5 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Na cidade de Campos, três famílias ficaram desalojadas e foram para casa de parentes. Entre as áreas mais atingidas, estão a RJ 194, na altura do Parque Prazeres — que passou por uma intervenção emergencial, nessa quinta-feira (5), para evitar que o rio atingisse a pista de rolamento — e as comunidades da Coroa e Ilha do Cunha, na Pecuária, nas quais moradores tiveram que retirar pertences de casa devido à chegada das águas.

Em SJB, o decreto de situação de emergência foi publicado no Diário Oficial desta sexta e teve por base o parecer da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, que relata a situação atual com três famílias desalojadas e umas das vias de acesso à sede do município - a SB 02 - interditada por ter sido atingida pela água do Paraíba. Outra preocupação é em relação aos canais que cortam diversas regiões do município que, por receberam água do rio, poderão contribuir para o aumento da área de alagamento.

— São João da Barra já sofre diretamente os efeitos das chuvas. Por ser o município onde o Paraíba do Sul deságua, o grande volume d’água, juntamente com a água acumulada das chuvas fortes, já causa transtornos e prejuízos. Ao decretar situação de emergência, procurarmos dar uma resposta ao problema, principalmente, no dinamismo das ações — explicou Carla Machado.

Moradores de municípios do Estado do Rio já podem procurar as prefeituras para requerer o Cartão Recomeçar. O auxílio financeiro a ser concedido pelo governo do Estado em forma de cartão pré-pago prevê a liberação de R$ 5 mil para famílias de baixa renda desabrigadas e R$ 2 mil para as desalojadas que comprovarem essa situação, por meio de laudo da Defesa Civil. Para isso, no entanto, é necessário que o município em que reside tenha decretado estado de calamidade pública ou situação de emergência.

O novo programa estadual foi lançado em fevereiro para atender inicialmente 11 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense atingidos pelas chuvas de janeiro. Com o decreto estadual 46.961/20, assinado pelo governador Wilson Witzel e publicado na última quarta-feira (04), no Diário Oficial do Estado, o alcance do Cartão Recomeçar foi ampliado para todos os municípios que enfrentam situações de calamidade pública ou situação de emergência por conta de tragédias naturais.

Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário