RIO PARAÍBA DO SUL CHEGA AOS 9,58 METROS E DEFESA CIVIL DIZ QUE HÁ PREVISÃO DE SUBIR MAIS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

04/03/2020

RIO PARAÍBA DO SUL CHEGA AOS 9,58 METROS E DEFESA CIVIL DIZ QUE HÁ PREVISÃO DE SUBIR MAIS



                                                                          No Parque Prazeres, água quase chega na pista / Divulgação



Os municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense seguem em alerta devido às cheias dos rios. Na manhã desta quarta-feira (4), o rio Paraíba do Sul, em Campos, atingiu a cota de 9,58 metros, faltando menos de um metro para o seu transbordo. No Parque Prazeres, em Guarus, a água já se aproxima da avenida Francisco Lamego, por onde passa a RJ 194. Em Bom Jesus, Italva, Cardoso Moreira e outras cidades da região, as coordenadoria de Defesa Civil seguem em monitoramento.

— O rio hoje, está em 9,58. Ele vai continuar subindo todos os dias, porque há previsão de chuva até sábado (7). Por enquanto não há riscos, nós estamos em estágio de alerta em decorrência da subida do rio Muriaé e Paraíba do Sul. De acordo com as necessidades, nós vamos fazendo. Ainda tem árvore pra remover devido ao último vendaval ocorrido, em alguns pontos, têm água e nós estaremos instalando bomba. Está tudo sobre controle, no momento — afirmou o coordenador da Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha.

Nessa terça-feira (3), o prefeito Rafael Diniz (Cidadania) reuniu-se com o Grupo de Emergências em Alagamentos (GEA) para debater estratégias de ações e minimizar os impactos provocados pelas chuvas. O gestor destacou a importância do planejamento para ações preventivas e atendimento à população, caso haja necessidade. Nesta quarta-feira (4), major Edison Pessanha deve vistoriar diques na localidade de Três Vendas e na BR 356, de ligação com São João da Barra, mas dentro do município de Campos, que chegaram a se romper no mês de fevereiro.

Ainda nesta quarta, o major ficou de reencaminhar ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apontando pontos recorrentes de problemas gerados em época de chuvas, como agora. O coordenador da Defesa Civil reitera, nos ofícios, enviados, primeiro em 2017, a necessidade de reforço nos diques da Boianga (no caso do Inea), e da comporta da BR 356, (direcionado ao Dnit).

Em Bom Jesus do Itabapoana, o coordenador da Defesa Civil, Roberto de Oliveira, informou que o rio Itabapoana baixou. "O rio Itabapoana abaixou consideravelmente. Hoje, está marcando 2,40m. No momento, há uma família desabrigada e quatro desalojadas. A previsão é que a frente fria vá embora hoje, mas ainda está chovendo", disse.

Em Cardoso Moreira, a secretaria do Ambiente e Defesa Civil informou que o rio Muriaé atingiu a marca de 7,73 metros, sendo que a cota de transbordo é de 8 metros. "O nível do rio estabilizou. Seguimos em vigilância. A orientação é para que os moradores das áreas mais baixas permaneçam em alerta", informou o Secretário


FONTE:FOLHA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário