MINISTRO DA SAÚDE LUIZ HENRIQUE MANDETTA SUGERIU ADIAR ELEIÇÕES - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

01/04/2020

MINISTRO DA SAÚDE LUIZ HENRIQUE MANDETTA SUGERIU ADIAR ELEIÇÕES



O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já se posicionou sobre a possibilidade de adiar as eleições: “Está na hora de o Congresso falar: ‘adia’, faz um mandato tampão desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano... uma tragédia, por que vai todo mundo querer fazer ação política”, disse em videoconferência no último dia 22.

O assunto já chegou a ser discutido, inclusive, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado federal Glaustin Fokus (PSC-GO) questionou se não deveria ser adiado o prazo para filiação partidária, que termina nesta sexta, uma vez que o país vive em um momento de restrições sociais. No plenário da Corte, a atual presidente, ministra Rosa Weber, explicou que a alteração não era possível e que o calendário é definido pela Lei das Eleições (9.504/1997).

O próximo presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, informou, em nota, que “é papel do Congresso Nacional deliberar acerca da necessidade de adiamento, inclusive decidindo sobre o momento adequado de fazer essa definição. Se o Poder Legislativo vier a alterar a data das eleições, trabalharemos com essa nova realidade”.

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não se posiciona a favor. Diz, apenas que não é o momento para discussão. “O problema da eleição tem que ser tratado em agosto, não agora. Se a curva do ministro [em relação à epidemia] estiver certa, quando a gente chegar em agosto nós vamos ter condições de organizar esse assunto”.

No Senado, o líder do PSL, senador Major Olimpio (SP), defende a unificação dos pleitos federais, estaduais e municipais, evitando-se os gastos com as campanhas eleitorais deste ano. A economia esperada, segundo o senador, seria de até R$ 1,5 bilhão, além dos recursos do fundo eleitoral, que não seriam utilizados.


FOLHA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário