DICAS SIMPLES PARA REDUZIR A ANSIEDADE DURANTE A QUARENTENA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

10/05/2020

DICAS SIMPLES PARA REDUZIR A ANSIEDADE DURANTE A QUARENTENA


Nesse período de pandemia e isolamento, o impacto psicológico não deve ser subestimado

Nesse período de pandemia e isolamento, o impacto psicológico não deve ser subestimado. Os níveis de ansiedade estão aumentando, porque é cada vez mais difícil não se preocupar com o número de infectados crescendo em todo o mundo ou não se sentir desconfortável em estar confinado. Aliás, você não é o único a ter medo de contrair o coronavírus, estar aflito com a saúde dos entes queridos ou entediado e frustrado com essa situação.

Felizmente, médicos e organizações governamentais estão compartilhando várias sugestões para nos ajudar a gerenciar a ansiedade na quarentena.
  
Alimente-se bem!
  
Se seu corpo não estiver saudável, sua mente não estará e vice-versa. Uma dieta saudável e equilibrada pode melhorar muito o seu humor.
  
Inclua alimentos 'calmantes' em suas refeições. Existem vários alimentos que ajudam a combater o estresse, ansiedade e depressão, e incorporá-los em sua dieta pode fazer maravilhas. Alguns tipos de comida têm propriedades calmantes.
  
Saiba quando parar de ler as notícias
  
Assim como é importante acompanhar as notícias sobre a pandemia, também é necessário saber moderar. Esteja atualizado, mas não fique o tempo todo vendo matérias sobre a Covid-19. Isso atrai ansiedade.

Escolha fontes de informação confiáveis. A disseminação de notícias falsas certamente o deixará em pânico, fora que é extremamente prejudicial no cenário geral. Obtenha informações de credibilidade de fontes oficiais e confiáveis. Limite-se a ver notícias por um período delimitado, por exemplo, 30 minutos por dia.
  
Ajude os outros
  
Uma das maneiras mais seguras de se sentir bem é fazer os outros se sentirem melhor. Se você estiver em condições de fazer isso, ajude os vizinhos ou sua comunidade. Pequenos atos, como organizar um aplauso da comunidade para os cuidadores ou fazer compras para idosos, já são alguma coisa.

Crie uma rotina
  
Coisas simples, como trocar o pijama pela manhã, comer em horários fixos e fazer pequenas listas de tarefas com objetivos para cumprir ao longo do dia, ajudam a criar uma sensação de normalidade e produtividade.
  
Determine áreas da sua casa para determinadas atividades
  
Ficar preso em sua casa pode parecer claustrofóbico, mas separar espaços para determinadas atividades - como comer apenas na mesa da cozinha ou assistir TV somente no sofá - pode fazer com que o espaço pareça maior e proporcione uma sensação estável.
  
Livre-se do excesso da pressão
  
Muitas pessoas estão se estressando ao pensar que precisam usar esse tempo extra para serem extremamente produtivas, como escrever um livro ou iniciar uma fonte de renda extra. Mas lembre-se de que você está lidando com isso e é completamente aceitável e valioso simplesmente existir nesse momento difícil.

Faça exercícios
  
Você precisa se movimentar para liberar o estresse acumulado em seu corpo e sentir essas boas endorfinas. Há vários exercícios que você pode fazer em casa ou apenas dance todos os dias.
  
Se você está trabalhando em casa...
  
Certifique-se de separar seu tempo de trabalho do lazer, tanto físico quanto mentalmente. Isso lhe ajudará a ser um trabalhador remoto melhor, eliminando o estresse adicional desnecessário e evitar o desgaste emocional.
  
Estimule sua criatividade
  
Pinte, desenhe, escreva uma história curta... Estimule a sua criatividade. É uma forma de expressão e o tipo mais barato de terapia!
  
Tenha distrações
  
Aprender uma habilidade, ler um novo livro ou assistir a uma série de TV são maneiras de colocar algo diferente no seu dia, tirando a pandemia do seu foco.
  
Tente dormir bem
  
É mais fácil falar do que fazer quando você fica em casa o dia todo e se sente inquieto, mas uma boa noite de sono fortalece sua saúde mental.
  
Comunique-se
  
Uma falha na comunicação alimenta a ansiedade, e falar sobre seus sentimentos é uma das melhores maneiras de se sentir bem. É simples assim: diga a alguém como está se sentindo e ouça os outros.

Limpe a sua casa
  
A limpeza é uma das coisas que você controla e também é uma ótima maneira de liberar energia, garantindo uma casa arrumada, o que elimina outro motivo para você sentir ansiedade. A sua mente também agradece quando o seu lar está organizado.
  
Manter uma programação que você tinha antes da quarentena
  
Obviamente, adapte-se de acordo com as circunstâncias. Se você costuma lavar roupas aos domingos, ver filmes às sextas-feiras, fazer ioga às quartas-feiras, por exemplo, tente manter essa programação para dar uma sensação de normalidade.

Esteja conectado com seus entes queridos
  
Existem vários caminhos para se manter conectado e socializar no isolamento. Conversar por vídeo ou por telefone, enviar mensagens ou se entreter com jogos online são maneiras valiosas de enfrentar a quarentena.
  
Escute música
  
A música pode melhorar seu humor e mantê-lo em movimento. Dance, aprenda uma rotina TikTok, ou cozinhe e limpe a casa ao som da sua playlist favorita.
  
Faça massagem em si mesmo
  
Muitas vezes carregamos também o fardo mental da ansiedade em nossos corpos, e fazer uma automassagem pode aliviar dores e a tensão.

Fique longe das redes sociais
  
Desconecte-se um pouco das redes sociais. Neste momento difícil, a última coisa que você precisa são daquelas comparações sem fim (e busca por validação) com outras pessoas.
  
Medite

Se você ainda não meditou, aproveite os aplicativos gratuitos que as empresas estão oferecendo para ajudar as pessoas durante a pandemia.
  
Não dê chance ao medo lembrando de ser grato pelas coisas que você tem na sua vida. Dar valor às coisas traz uma sensação de conforto.

Fique longe do álcool
  
Um copo de vinho tinto é bom e, às vezes, pode até ser necessário para ajudá-lo durante a semana. Mas fique longe do consumo excessivo, pois afeta sua saúde, sono, humor e imunidade - o que piora a ansiedade.
  
Concentre-se nas coisas que você pode controlar
  
A ansiedade lhe vence quando você se sente impotente, mas, em vez de se concentrar nas coisas ruins e fora do seu controle, como o comportamento de outras pessoas, escolha se concentrar no que está ao seu alcance, onde você coloca sua energia e como lida com seus sentimentos.
  
Viva um dia de cada vez
  
Se você começar a pensar em quantos dias está em quarentena e quantos dias faltam para acabar (uma pergunta difícil até para os governos responderem), você poderá ter um colapso mental. Viva um dia de cada vez e não crie expectativas.

Se você está em quarentena com outras pessoas
  
Leve em consideração as diferentes maneiras pelas quais as pessoas lidam com as situações. Veja se cada um tem um tempo sozinho, não se preocupe com pequenas coisas, invista em hobbies juntos e sobreviverá à quarentena com o seu relacionamento intacto!
  
Redirecione os pensamentos negativos
  
É muito fácil cair em um buraco de negatividade, mas quando você começar a se preocupar com o futuro, tente pensar em coisas boas que quer fazer, como conversar com um ente querido, comer uma refeição deliciosa ou ir ao cinema.
  
Busque ajuda especializada através de canais na internet

Muitos psicólogos licenciados estão oferecendo sessões em plataformas de bate-papo por voz e vídeo, o que é a melhor opção se sua ansiedade estiver atingindo níveis extremos.

Busque notícias positivas
  
Quando você se vê sobrecarregado de más notícias através dos meios de comunicação, é importante lembrar-se das coisas boas do mundo.
  
Fonte: MSN Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário