PANDEMIA DEVE LEVAR 30% DOS RESTAURANTES À FALÊNCIA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

29/07/2020

PANDEMIA DEVE LEVAR 30% DOS RESTAURANTES À FALÊNCIA


Um dos setores mais impactados pela pandemia de coronavírus e a paralisação da economia é, sem dúvidas, os bares e restaurantes. Mesmo com a volta gradual da atividade econômica, muitos empreendimentos não devem sequer retornar ao funcionamento por conta do forte prejuízo e estão fadados a fechar as portas, segundo a Associação Nacional dos Restaurantes (ANR).

De acordo com o presidente da entidade, Cristiano Melles, cerca de 30% dos restaurantes de todo o Brasil não devem sobreviver à paralisação das atividades decorrente da pandemia do novo coronavírus, e o número pode chegar a até 40%.

– Eu falava que nós estávamos em torno de 18% de restaurantes que não iam abrir. Esse número já veio para 30% e, vou te falar: se a gente passar mais 10, 15 dias fechados, isso facilmente passará de 40%. Cada dia que passa, a gente precisa lembrar que o dono do bar, do restaurante, ele vivia daquilo. E ele tem seu custo de vida próprio. E ele tá tendo que arcar com o seu custo de vida – disse.

O dirigente destaca que 25% dos restaurantes de todo o Brasil já fecharam devido à pandemia, número este que representa 1,3 milhão de pessoas que perderam seus empregos. Ele ressalta que apesar de algumas cidades já promoverem o processo de reabertura, há lugares que estão mantendo os estabelecimentos fechados há mais de quatro meses.

– É uma situação muito difícil. O nosso setor é formado pelo pequeno empreendedor – apontou.
  
Uma pesquisa feita pela própria ANR, no fim do último mês, indicou que 76% dos restaurantes que buscaram novas linhas de crédito para financiar o negócio tiveram suas propostas recusadas. A falta de receita dos estabelecimentos tem levado ao que aconteceu, por exemplo, no Rio de Janeiro, onde restaurantes tradicionais como o Hipódromo e O Navegador fecharam as portas.

Fonte: Pleno News

Nenhum comentário:

Postar um comentário