O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou para
setembro a retomada do atendimento presencial em suas agências. A data ainda
não foi definida e poderá ser anunciada ainda nesta sexta-feira (21).
A reabertura estava prevista para a próxima segunda-feira
(24). A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da
pandemia de covid-19 e, desde então, o INSS e a Secretaria Especial de
Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento
remoto aos segurados e beneficiários.
O cidadão que tiver necessidade de acessar os serviços do
INSS continua podendo recorrer aos canais remotos, o aplicativo Meu INSS e a
Central 135. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo
utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para
simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.
Ainda de acordo com o órgão, em um primeiro momento, o tempo
de funcionamento das unidades da Previdência será parcial, com seis horas
contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com
agendamento prévio pelos canais remotos.
Também serão retomados
os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento
remotos como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.
As agências que não oferecerem as condições mínimas para o
funcionamento presencial poderão ficar de fora da reabertura. Neste caso, será
mantido o regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.
Por: Agência Brasil
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