SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SE REÚNE COM DIRETORES E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

17/10/2020

SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SE REÚNE COM DIRETORES E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

 


O secretário Estadual de Educação, Comte Bittencourt, esteve em Campos, nesta sexta-feira (16), para se reunir com secretários municipais de Educação da região e diretores de escola da rede e definir as diretrizes sobre o ano letivo. Na última sexta-feira (9), a secretaria anunciou a retomada das aulas presenciais para alunos do 3º ano do Ensino Médio, nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos.

 

O secretário participou de quatro reuniões: com a Coordenadoria Regional, com diretores de escolas estaduais e com secretários municipais de todo o Norte Fluminense e com o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). No total, 96 colégios da rede estadual fazem parte da região. Os encontros foram voltados para a explicação do planejamento estratégico do Estado para o período de fechamento do ano de 2020.

 

De acordo com Comte, apenas as escolas localizadas em municípios com autorização para funcionamento serão abertas, mas o ensino virtual também continuará.

 

Nós estamos dando alternativa presencial nas cidades em que autoridade municipal autorizar, apenas para alunos do terceiro ano do Ensino Médio e da quarta etapa do EJA. Muitos vão fazer o Enem em janeiro. Campos não autorizou abertura das escolas. Então, vai ser remoto — explicando, ressaltando que 50 mil estudantes da rede estadual estão inscritos no Exame.

 

O secretário afirmou que a principal preocupação, neste momento, é com os alunos que não tiveram acesso às aulas virtuais e, consequentemente, perderam o vínculo com as escolas.

 

O trabalho é retomar esse vínculo, através de material autoinstrutivo, que será distribuído, a partir da semana que vem, nas casas. Este será o primeiro novo contato da escola com o aluno — detalhou. Dos 710 mil estudantes em toda a rede, 500 mil não puderam acompanhar o ensino online.

 

Comte adiantou que, a partir de 2021, as unidades de ensino estaduais trabalharão com avaliação diagnóstica individual, a partir da necessidade dos estudantes.

 

Com esse projeto, vamos ajudar a escola a montar suas ferramentas para que a gente possa estabelecer objetivos que não foram alcançados e trabalhar nos próximos anos, construindo focos individuais. O ano de 2020 foi um ano de desafio, não só pela pandemia, mas também na educação. Não trato como ano perdido, mas como ano contínuo, que será levado pelos próximos anos — finalizou.

 

Para preparar a retomada das aulas, o Governo do Estado estabeleceu protocolos, publicados em Diário Oficial, garantindo as regras de segurança para alunos, professores e funcionários. Os colégios localizados em municípios que não autorizaram a flexibilização das regras do isolamento social ou estiverem na classificação laranja de contágio deverão continuar com atividades exclusivamente remotas.

 

Ano Letivo de 2020

 

Esta semana, a Secretaria de Educação publicou resolução que reorganiza o atual ano letivo em um bloco único de aprendizagem, que será de fevereiro a 22 de dezembro, e substituirá a divisão por bimestres. Em caráter excepcional, os alunos que participarem do processo avaliativo não deverão ser reprovados, independentemente do valor de suas notas.

 

A previsão da Secretaria de Educação é colocar em prática, no ano que vem, o chamado “Continuam Escolar”, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, que prevê atividades extras, incluindo remotas, dobrando o conteúdo para dar conta do que foi perdido durante a pandemia de Covid-19. Além disso, a Seeduc também está preparando uma opção de reforço aos alunos de terminalidade do Ensino Médio Regular ou do IV Módulo da Educação de Jovens e adultos.

FOLHA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário