DIOCESE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ VAI PROMOVER ASSEMBLEIA DE PASTORAL ONLINE PARA DISCUTIR RETOMADA DAS ATIVIDADES - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

19/11/2020

DIOCESE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ VAI PROMOVER ASSEMBLEIA DE PASTORAL ONLINE PARA DISCUTIR RETOMADA DAS ATIVIDADES

 


O encontro vai promover a discussão sobre a retomada responsável das atividades no território diocesano, além de passar uma economia de corresponsabilidade, de partilha, todos somos responsáveis pelas paróquias. Então espero a participação de todos, ninguém pode se poupar disso, pois é uma caminhada conjunta e venceremos também a pandemia”, declarou Dom Roberto.

 

Discutir os rumos da Igreja no pós-pandemia. Este é objetivo da Diocese de Campos ao promover, no próximo dia 21 de novembro, a Assembleia Diocesana de Pastoral. Este ano de 2020, o encontro será realizado na Paróquia Santa Teresinha, no bairro da Pecuária. Para evitar aglomerações, o encontro vai ser realizado com a presença dos padres da Diocese de Campos, os fiéis leigos poderão acompanhar e participar por meio das redes sociais da Diocese de Campos (Canal do Youtube, Facebook e site).

 

De acordo com o Bispo da diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, quando uma Igreja Particular realiza uma Assembleia Diocesana de Pastoral é porque sente a necessidade de uma avaliação, principalmente em seus projetos de evangelizar as pessoas, de acordo com as exigências que a Igreja aponta para nossos dias. Durante a Assembleia será discutida a ação da Diocese de Campos durante o período de pandemia e a retomada das atividades. “Meus caros irmãos momento forte da caminhada nossa Igreja local é Assembleia Diocesana de Pastoral, também conhecida como a plenária do Conselho arquidiocesano de pastoral, que supõe a participação de todas as paróquias, todos os estados de vida da nossa igreja particular, que são os leigos, os religiosos e sacerdotes. Nós vamos refletir sobre esse tema que a instrução do Papa, através da Congregação para o Clero, a conversão Pastoral da comunidade, para o serviço da missão evangelizadora da Igreja nestes tempos de pandemia. Nós temos que passar uma economia de corresponsabilidade, de partilha, todos somos responsáveis pelas paróquias. Então espero a participação de todos, ninguém pode se poupar disso, pois é uma caminhada conjunta e venceremos também a pandemia”, declarou Dom Roberto.

 

De acordo com o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Walas Maciel, o evento está sendo planejado para garantir a participação de todas as foranias e paróquias. “O encontro será presidido pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco, e contará com a participação dos padres da Diocese. Os fieis leigos poderão acompanhar de casa e debater os assuntos por meio da interatividade”, afirmou Pe. Walas. Para facilitar a participação, Dom Roberto sugeriu que os fiéis leigos, se encontrem nas paróquias, em grupos com o devido distanciamento para acompanhar a transmissão da Assembleia.

 

O que é uma Assembleia Diocesana de Pastoral?

 

Assembleia de Pastoral é um instrumento de comunhão e participação, na medida em que reúne os membros da Igreja que estão mais comprometidos no trabalho eclesial para pensar e definir comunitariamente prioridades, objetivos e programas de ação. É lugar de decisões amplas e de grande animação pastoral no respectivo nível eclesial. A importância de uma Assembleia é tamanha que nos envolve a todos: Bispo, Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Leigos e Leigas. É a experiência de um grande mutirão, onde todos devem ser ouvidos e manifestarem suas opiniões. Isto está acontecendo através dos encontros mensais que atingem os vários segmentos da Diocese. Iluminados pelos subsídios que a Coordenação Diocesana da Assembleia elaborou, tomando como pano de fundo o Documento 94 da CNBB sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, realizamos em primeiro lugar as Assembleias Paroquiais.

  

Fonte:Comunicação Diocese de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário