ELEIÇÕES MARCANTES PARA A REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

17/11/2020

ELEIÇÕES MARCANTES PARA A REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE

 


A eleição de 2020 termina para os municípios da região — com exceção de Campos, que vai ter segundo turno — cheia de marcas históricas e com muitas curiosidades. No Norte Fluminense, cinco dos seis candidatos que tentaram a reeleição, conseguiram o aval da população para mais quatro anos no poder — o único não reeleito foi Rafael Diniz (Cidadania). Alguns pleitos ainda estão sub judice (Campos, Carapebus e Varre-Sai) e há, ainda, o retorno de nomes conhecidos ao comando de municípios. Em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, o nome de urna eleito foi de Paulo Sérgio Cyrillo (Republicanos), que morreu durante uma entrevista na última quarta-feira. Ele foi substituído pelo filho, atual vice-prefeito da cidade, Paulo Sérgio do Carmo Cyrillo (Republicanos), que comandará Bom Jesus entre 2021 e 2024.


As mulheres eleitas em 2016 no Norte Fluminense renovaram os mandatos por mais quatro anos. Em São João da Barra, Carla Machado (PP) chegou ao quarto mandato. Ela conquistou 19.106 votos, uma diferença de mais de 10 mil votos para os cinco candidatos da oposição somados. Já na outra margem da foz do Paraíba do Sul, Francimara Barbosa Lemos (SD) foi a primeira mulher a conquistar a reeleição em São Francisco de Itabapoana, batendo, pela segunda vez, o ex-prefeito Pedrinho Cherene (PP). Fátima Pacheco (DEM) também foi a primeira mulher reeleita de Quissamã, superando, pela segunda vez, o ex-prefeito Armando Carneiro (PSC). Christiane Cordeiro (PP) foi outra que alcançou a marca de reeleição, em Carapebus. Mas seus votos estão anulados e a conclusão da eleição por lá depende do aval da Justiça Eleitoral.


O time de mulheres que comandam prefeituras do Norte Fluminense foi reforçado, com a vitória de Geane Vincler (PSD) em Cardoso Moreira. Foram apenas oito votos de vantagem sobre o segundo colocado, Neto Sardinha (DC). Este foi o primeiro pleito da cidade sem os nomes do atual prefeito, Gilson Siqueira (PP), e do atual vice, Renato Jacinto (PSDB), fora das urnas.


Em São Fidélis, Amarildo do Hospital (SD) foi reeleito, batendo o candidato que tinha o apoio do seu ex-padrinho eleitoral, o ex-prefeito Davi Loureiro. Em Macaé, o deputado estadual Welberth Rezende (Cidadania), com apoio do atual prefeito, Dr. Aluízio (PSDB), surpreendeu e chegou à vitória. Em Conceição de Macabu, Dr. José (PSD) voltará a comandar a Prefeitura depois de 25 anos. Ex-prefeitos também voltaram ao comando das cidades de Itaperuna (Alfredão, PSD) e São José de Ubá (Gean, MDB).


Na eleição de Italva, o eleito foi Léo Pelanca (PSC), autor da ação que levou à cassação da ex-prefeita Margareth do Joelson (PP). Também candidato a prefeito em 2016, ele perdeu por 141. O pleito, contudo, foi posteriormente anulado, por irregularidades da chapa vencedora.


FOLHA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário