VENTILADORES COMPRADOS PELA SAÚDE DE TERESÓPOLIS DE UMA EMPRESA DE VITÓRIA SERIAM ENTREGUES POR UMA FIRMA DE ARARAQUARA, DIZ DENÚNCIA AO MPF - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

01/11/2020

VENTILADORES COMPRADOS PELA SAÚDE DE TERESÓPOLIS DE UMA EMPRESA DE VITÓRIA SERIAM ENTREGUES POR UMA FIRMA DE ARARAQUARA, DIZ DENÚNCIA AO MPF

 

Pelo que está na denúncia a Prefeitura ia comprar os aparelhos de uma firma e recebê-los de outra

 

Escolhida sem licitação para fornecer 20 ventiladores pulmonares à Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a empresa Carbex Comércio Internacional – sediada em Vitória, no Espírito Santo -, iria receber cerca de R$ 1,2 milhão dos cofres municipais, mas os equipamentos seriam entregues por uma firma de Araraquara, no interior de São Paulo. Pelo menos é o que aponta noticia crime encaminhada ao Ministério Público Federal e Polícia Federal pelo cidadão Nelson da Costa Durão, que depois de apurar por sua própria conta a suposta falta de condições da Carbex em cumprir o contrato, denunciou os fatos em suas redes sociais, levando a Prefeitura a cancelar a compra.

 

Na notícia crime Nelson cita ainda que achou estranho a abertura de uma dispensa de licitação para compra de 20 aparelhos, quando, segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde não teria usado a totalidade dos equipamentos que teria recebido de graça.

 

A denúncia refere-se a Dispensa de Licitação 059/2020, homologada no dia 13 de maio – com valor global de R$ 1,198 milhão – em favor da Carbex. A compra foi revogada no dia 28 do mesmo mês, com a Prefeitura alegando que a cancelou a compra porque a empresa contratada tinha exigido pagamento adiantado para fazer a entrega.

 

Via Araquara – Na representação Nelson pontua que foi buscar informações sobre a Carbex e constatou que a empresa foi aberta em agosto de 2019 e está registrada nos nomes de Aline Eugenia Adrian Thomazini e Alexandre Frizziero Toscano Lima Oliveira, que aparecem como donos de negócios bem menores e de ramos muito diferentes do mercado de equipamentos médicos hospitalares.

 

Segundo ele, depois de fazer contatos com os que aparecem com os que constam como donos da contratada, recebeu uma ligação de uma pessoa que se identificou como Erica e se apresentou como representante comercial da Carbex, o que o levou a questionar Alexandre sobre o vínculo de Erica com a firma dele, ouvindo a informação de que ela, na verdade, trabalhava para uma empresa de Ararquara, firma que teria ficado responsável por fornecer os ventiladores pulmonares comprados pela Prefeitura de Teresópolis.

 

Ainda de acordo com o denunciante, em novo contato a tal representante comercial disse a ele que só lhe daria mais informações depois de falar com a subsecretária de Assessoramento Administrativo da Prefeitura de Teresópolis, “que estava conduzindo a dispensa de licitação”.

 

FONTE:ELIZEU PIRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário