BÚZIOS: TRABALHADORES PROTESTAM CONTRA DECISÃO QUE IMPEDE ENTRADA DE TURISTAS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

18/12/2020

BÚZIOS: TRABALHADORES PROTESTAM CONTRA DECISÃO QUE IMPEDE ENTRADA DE TURISTAS

 

Município deve voltar para ‘Bandeira Vermelha – Risco 3’ nesta quinta (17). Prefeitura disse que já entrou com recurso

 

Cerca de 500 pessoas, trabalhadoras de diferentes setores da economia de Búzios, na Região dos Lagos do Rio, se reúnem na manhã desta quinta-feira (17) em um protesto contra a decisão da Justiça que determinou que a cidade volte para a Bandeira Vermelha - Risco 3 de combate à pandemia da Covid-19.

 

Com a decisão, os turistas que estão hospedados no município terão 72 horas para deixar os meios de hospedagem. A bandeira vermelha sinaliza o risco muito elevado de colapso da rede de saúde e a necessidade de isolamento social completo. (leia mais abaixo)

  

A concentração do protesto começou por volta das 8h30, em frente ao Fórum. Entre os manifestantes estão comerciantes, trabalhadores de hotéis, pousadas e pessoas que trabalham com passeios de barco.

 

Os manifestantes tomaram a avenida principal e se direcionaram para a Prefeitura, que fica ao lado do Fórum. Os trabalhadores carregam placas e cartazes com frases como "Búzios não fecha" e "Lockdown não".

  

A Prefeitura afirmou que já entrou com recurso junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e que, enquanto a decisão estiver valendo, a barreira já não permite a entrada de turistas. O município informou ainda que equipes da Coordenadoria de Posturas de Búzios estão percorrendo as pousadas e hotéis para fazer valer a decisão

  

Justiça determina que turistas deixem a cidade de Búzios em até 72 horas

 

A entrada de turistas em Búzios, na Região do Lagos, está proibida. O juiz Raphael Baddini de Queiroz Campos, da 2ª Vara de Armação de Búzios, determinou a suspensão imediata das medidas de flexibilização adotadas pela Prefeitura da cidade a contar dessa quinta-feira, (17/12) até o final do mês de dezembro ou até que seja cumprido o estabelecido em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) anterior. (leia mais abaixo)

  

O magistrado definiu, também, o reestabelecimento dos efeitos do decreto municipal 1.366/2020  que promove, dentre outras medidas, o fechamento das praias, hotéis e pousadas e restringe a entrada na cidade somente aos moradores. 

  

O magistrado considerou que o município não cumpriu os compromissos estabelecidos no TAC firmado com o Ministério Público e a Defensoria Pública. A Prefeitura não ampliou o número de leitos hospitalares em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conforme o acordado. 

  

“Os casos confirmados de 'COVID-19´ na cidade aumentaram em 453 em sete dias, com os mesmos onze leitos de UTI alegadamente disponíveis quando da celebração do T.A.C”, escreveu o juiz em sua decisão. 

  

O magistrado reconheceu que o município se encontra em estágio de Bandeira Vermelha – risco 3 (ou seja, em elevado risco de colapso da rede de saúde e necessidade de isolamento social completo). Caso a Prefeitura de Búzios não cumpra a decisão, receberá multa no valor de R$100 mil por dia de descumprimento. 

  

Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário