CAIXA DE SURPRESAS: ELEIÇÃO DE PRESIDENTE, BASTIDORES, SUPOSTA FRAUDE E PUXADORES EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

27/12/2020

CAIXA DE SURPRESAS: ELEIÇÃO DE PRESIDENTE, BASTIDORES, SUPOSTA FRAUDE E PUXADORES EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

 


A eleição de vereador de 2020 em Campos tem muitas variáveis. O Campos 24 Horas resolveu oferecer um panorama do que aconteceu e está acontecendo nos bastidores depois que a votação dos eleitores acabou e as tratativas de bastidores começaram. Inicialmente, é preciso registrar que houve algumas surpresas entre os vereadores mais votados (lista ao final da matéria). E agora há muita expectativa por conta das tratativas de bastidores envolvendo o prefeito eleito Wladimir Garotinho, Caio Vianna e o deputado Rodrigo Bacellar para eleição de presidente e outros cargos da Mesa Diretora do Legislativo. E não para por aí: há também uma ação judicial sobre suposta fraude eleitoral. Na ação, há um pedido de anulação de cerca de 60 mil votos e a suspensão da posse de alguns vereadores eleitos.  E se não bastasse, o pai de um dos vereadores eleitos ainda se mostrou insatisfeito, nas últimas horas, com as tratativas de bastidores.

 

Antes de entrar na eleição para presidente da Câmara, vale registrar que, dos 25 eleitos para os próximos quatro anos no legislativo campista, sete nomes aparecem entre os puxadores de votos. Na lista dos puxadores, somente sete tiveram mais de 3 mil votos (veja lista ao final desta publicação). Todavia, de acordo com as tratativas nos bastidores, não está entre os sete mais votados aquele que presidirá a Câmara. O nome da preferência de Wladimir tem estreita ligação com seu  grupo político e já foi secretário no governo Rosinha. Portanto, mais importante que o número de votos, está a confiança no vereador eleito escolhido, pois será ele quem conduzirá os trabalhos do biênio 2021/2022 e tomará as decisões mais importantes na Câmara, como o que deve entrar na pauta de votação e ainda se alguma CPI será instalada ou não.

 

FÁBIO - Fábio Ribeiro (PSD) se elegeu com 2.537 votos e  foi secretário de Administração e Gestão de Pessoas no governo Rosinha. Ele aparece como imbatível na eleição para presidente, visto que Wladimir e Caio, apesar de opositores ferrenhos na eleição para prefeitura, teriam acordado na semana passada que os três vereadores eleitos do PDT vão votar em Fábio para presidente. Os demais termos deste acordo ainda não foram ventilados.

 

Além dos votos dos pedetistas, o único político que poderia provocar uma reviravolta na eleição da Câmara, o deputado Rodrigo Bacellar, já liberou cinco dos seis vereadores eleitos do seu grupo para votar em Fábio, caso optem pelo preferido do governo. Apenas Marquinhos Bacellar (SD), irmão de Rodrigo, não votaria em Fábio e poderia atuar como oposição ao governo. Os cinco são: Igor Pereira (SD), Helinho Nahim (PTC), Silvinho Martins (MDB), Rogério Matoso (DEM) e Marcione da Farmácia (DEM).

 

 

Dos cinco do grupo de Rodrigo, surgiu apenas uma dúvida em relação ao voto de Helinho Nahim, em razão de uma declaração feita em rede social por seu pai, o ex-presidente a Câmara e ex-prefeito interino, Nelson Nahin, que se mostrou insatisfeito com os entendimentos de bastidores com Wladimir.

 

Como Wladimir tem seis vereadores eleitos na sua coligação de partidos, mais quatro ou cinco do grupo de Bacellar e três de Caio, a eleição de Fábio Ribeiro tem tudo para ser tranquila. E o placar pode ser ainda maior em favor de Fábio. Para os demais cargos da Mesa Diretora, a composição ainda não foi anunciada.

 

 

AÇÃO JUDICIAL CONTRA PARTIDOS – A  lista dos 25 vereadores  ainda pode sofrer mudanças, já que há um pedido de liminar na 76ª Zona Eleitoral (76ª ZE/Campos) para anulação de cerca de 60 mil votos e suspensão da posse de alguns eleitos, cujos partidos supostamente utilizaram candidaturas femininas de ‘laranjas’ (fictícias) e violaram a cota de gênero.

PUXADORES - Dos 25 vereadores eleitos em Campos, sete fizeram mais de três mil votos.

 

1-Abdu Neme (Avante): 5.574 votos

 

2. Anderson de Matos (Republicanos): 4.905 votos

 

3. Marquinhos Bacellar (SD): 4.836 votos

 

4. Igor Pereira (SD): 3.271 votos

 

5. Maicon Cruz (PSC): 3.122 votos

 

6. Rogério Matoso (DEM): 3.086 votos

 

7. Bruno Vianna (PSL): 3.085 votos

 

8. Thiago Rangel (Pros): 2.755 votos

 

9. Fábio Ribeiro (PSD): 2.537 votos

 

10. Cabo Alonsimar (Podemos): 2.459 votos

 

11. Fred Rangel (PSD): 2.345 votos

 

12. Marcione da Farmácia (DEM): 2.278 votos

 

13. Silvinho Martins (MDB): 2.194 votos

 

14. Pastor Marcos Elias (PSC): 2.190 votos

 

15. Helinho Nahim (PTC): 2.171 votos

 

16. Bruno Pezão (PL): 2.140 votos

 

17. Nildo Cardoso (PSL): 1.934 votos

 

18. Fred Machado (Cidadania): 1.927 votos

 

19. Marquinho do Transporte (PDT): 1.866 votos

 

20. Rafael de Thuim (PTB): 1.738 votos

 

21. Dandinho de Alciones de Rio Preto (PSD): 1.724 votos

 

22. Kassiano Tavares (PSD): 1.546 votos

 

23. Luciano Rio Lu (PDT): 1.382 votos

 

24. Juninho Virgílio (Pros): 1.389 votos

 

25. Leon Gomes (PDT): 1.063 votos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário