DECISÃO FINAL NO TSE E ELEIÇÃO NA CÂMARA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ: FÁBIO E ABDU CANDIDATOS A PRESIDENTE - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

03/12/2020

DECISÃO FINAL NO TSE E ELEIÇÃO NA CÂMARA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ: FÁBIO E ABDU CANDIDATOS A PRESIDENTE

 

Eleição da presidência da Câmara de Campos dos Goytacazes-RJ adquire importância estratégica em razão do julgamento no TSE; ENTENDA

 

A eleição da presidência da Câmara de Campos, que acontece no início de janeiro de 2021, adquire importância estratégica, visto que o presidente eleito para 2021/2022 pode virar o prefeito interino do município, em virtude  da situação da chapa de Wladimir/Frederico que ainda será julgada no TSE. Desta forma, as articulações e negociações para a eleição da mesa diretora do Legislativo já começaram entre os três principais grupos políticos com bancadas no Legislativo. Pela bancada governista, há um movimento pela eleição do vereador Fábio Ribeiro (PSD) para presidir a Casa. Ele é o homem da inteira confiança do grupo de Garotinho. Enquanto pela oposição, há um movimento em torno do nome de Abdu Neme (Avante), inclusive com apoio de Caio Vianna (PDT), que elegeu vários vereadores nos partidos de sua coligação. Mas, o fiel da balança pode ser o deputado Rodrigo Bacellar, pois os partidos liderados por ele na eleição para prefeitura elegeram seis vereadores. Até agora, os vereadores do grupo de Bacellar têm inclinação para votar no candidato do grupo governista.

 

Se a eleição fosse hoje para presidência, o quadro é esse: o grupo do governo tem 11 votos; a oposição, 8. E o grupo de Rodrigo 6 (veja os nomes dos vereadores ao final das informações). Para que o eleitor entenda o porquê da eleição da presidência adquire importância estratégica no presente quadro da política local e como o presidente da Casa pode virar prefeito, é preciso saber o que pode ocorrer a partir do julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da ação de impugnação contra a chapa do prefeito eleito Wladimir Garotinho (PSD), cujo vice Frederico Paes (MB) tem sua candidatura questionada pela coligação do candidato Bruno Calil (SD).

 

Caso o TSE decida de forma desfavorável a Frederico e, por consequência, pela realização de novas eleições com um novo vice, o presidente da Câmara assumirá interinamente a prefeitura em janeiro. Esta possibilidade tem sido cogitada por alguns juristas. A partir daí, o tabuleiro político muda. E a posição do presidente da Câmara passa a ser vital no jogo político, assim como do vice-presidente, que, neste caso, passaria a ser o presidente do Legislativo.

  

O julgamento ainda não tem data definida, mas o ministro Luis Roberto Barroso, presidente do TSE, já declarou que o interesse da Corte eleitoral é julgar os pedidos de impugnação tão logo seja possível para evitar problemas de continuidade administrativa nas prefeituras.

  

HOMEM DE CONFIANÇA - Fábio Ribeiro é homem de inteira confiança de Wladimir e da família Garotinho. Servidor público estadual, Fábio já foi vereador, presidente da extinta Fenorte (Fundação Estadual do Norte Fluminense) e secretário de Administração no último mandato da então prefeita Rosinha Garotinho.

 

Der acordo com informações obtidas pelo Campos 24 Horas, Fábio tem hoje os votos dos vereadores governistas e do grupo de Rodrigo Bacellar. São eles: Anderson Mattos (Republicanos), Maicon Cruz (PSC), Cabo Alonsimar (Podemos), Rogério Matoso (DEM), Thiago Rangel (Pros), Fred Rangel (PSD), Helinho Nahim (PTC), Marcione da Farmácia (DEM), Silvinho Martins (MDB), Rafael de Thuin (PTB), Pastor Marcos Elias (PSC), Dandinho de Alciones de Rio Preto (PSD), Kassiano Tavares (PSD), Juninho Virgílio (Pros) e Igor Pereira (SD). Esses vereadores já faziam parte da coligação de Wladimir ou optaram em apoiá-lo na disputa do segundo turno.

  

Já Abdu Neme teria a seu lado os votos de Marquinho Bacellar (SD), Nildo Cardoso (PSL), Fred Machado (Cidadania), Leon Gomes (PDT), Marquinhos do Transporte (PDT), Luciano Rio Lu (PDT), Bruno Pezão (PL) e Bruno Vianna (PSL), vereadores de partidos de oposição à candidatura de Wladimir.

  

Outras informações obtidas pelo Campos 24 Horas dão conta de que, o grupo de Rodrigo Bacellar estaria indicando a vice-presidência e a segunda secretaria na Mesa Diretora. Os vereadores mais cotados são Silvinho Martins (MDB) e Igor Pereira (SD). A primeira secretaria ainda estaria indefinida.

  

ENTENDA - Na ação de impugnação, os advogados da coligação de Dr. Bruno Calil alegam que Frederico Paes não se desvinculou dentro do prazo legal do cargo de presidente do Hospital dos Plantadores de Cana para ser candidato a vice prefeito.  “Já houve parecer do TSE que já disse que é divisível uma candidatura da outra. O que tenho a dizer é que  estamos confiantes logo numa decisão definitiva”, disse Wladimir.


FONTE;CAMPOS 24 HORAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário