FIRJAN NOROESTE-RJ RECUPERA 47% DOS EMPREGOS PERDIDOS NOS MESES MAIS AFETADOS PELAS MEDIDAS DE COMBATE A PANDEMIA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

05/12/2020

FIRJAN NOROESTE-RJ RECUPERA 47% DOS EMPREGOS PERDIDOS NOS MESES MAIS AFETADOS PELAS MEDIDAS DE COMBATE A PANDEMIA

 


 Por Felipe Sales

 

Outubro, último mês da análise, teve o melhor saldo positivo do ano; Italva se destaca puxado pela Indústria e Construção

  

Levantamento feito pela Firjan e divulgado por meio da plataforma Retratos Regionais aponta que o Noroeste Fluminense já recuperou 47,1% dos empregos perdidos entre março e junho, meses mais afetados pelas medidas de combate à pandemia de Covid-19 e pelas incertezas em relação à economia.

  

Em outubro, último mês dos registros, o Noroeste superou todos os meses do ano, inclusive de antes do auge da pandemia. Foram 481 novas oportunidades na região, a maioria nos setores de serviços, comércio e indústria e construção. E entre as atividades que mais geraram empregos está a construção de edifícios.

  

“O volume de obras nas cidades, a quantidade de caminhões de entrega e de transporte de concreto pronto confirmam que a construção civil está puxando a retomada. E isso repercute também em outras áreas, como no setor imobiliário e no aluguel de máquinas e outros. Já no caso do comércio, um ponto a se destacar é a implantação do estacionamento rotativo em Itaperuna, o que melhora a mobilidade e a circulação de pessoas e de dinheiro no centro comercial”, ressaltou o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, Jose Magno Hoffmann.

  

Na região, Italva se destaca com saldo positivo de 240 vagas. Só indústria e construção civil gerou um saldo positivo de 168 novos empregos no município.

  

 

Campos dos Goytacazes  recuperou 89,4%

  

No Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes  já recuperou 89,4% dos empregos perdidos entre março e maio, meses que em Campos, foram os mais afetados. De março a maio, a cidade perdeu 2.515 empregos, mas desde junho já recuperou 2.249 vagas. E um exemplo dessa retomada ficou evidente em outubro. Indústria e construção lideraram o saldo de novos empregos, tendo entre as atividades que mais geraram empregos a construção de edifícios.

  

A retomada em Campos vem sendo registrada desde junho, com cinco meses consecutivos de saldos positivos, puxados, principalmente, pelos setores de serviços, comércio e indústria e construção. Nestes cinco meses, as atividades que mais geraram empregos foram bares e restaurantes (+458), comércio varejista ligado a produtos alimentícios (+315) e cultivo de cana-de-açúcar (+281).

  

Mas no Norte Fluminense, o destaque é São Francisco de Itabapoana que acumula saldo positivo no ano de 951 empregos, maior índice do Estado, graças às atividades de apoio à agricultura, em especial àquelas relacionadas ao cultivo da cana-de-açúcar.

  

Indústria se recupera no Estado-RJ

  

Em todo o estado, a indústria já recuperou 42% dos empregos perdidos nos meses mais afetados pelas medidas de combate à pandemia. O setor, que perdeu 36.010 vagas de março a junho, e recuperou mais de 15.225 entre julho e outubro. A Firjan destaca o desempenho dos segmentos de produtos de metal e de produtos de borracha e de material plástico, que não só recuperaram os postos de trabalho perdidos como criaram outras vagas.

  

Em outubro, o estado do Rio acelerou o ritmo de contratações em outubro e apresentou saldo de 16.271 novos postos de trabalho com carteira assinada, quase o dobro do registrado em setembro (+8.966) e mais que o triplo de agosto (+5.152). O comércio foi o setor que mais abriu vagas (+7.559), impulsionado pelo comércio varejista de vestuário e acessórios (+1.056). A indústria abriu 4.813 postos de trabalho e, o setor de serviços, 3.875. Na agropecuária o saldo foi de 24 novas vagas em outubro.

  

Plataforma Retratos Regionais

  

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

  

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Também está sendo disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário