O NOVO AVANÇO DA COVID-19 EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ: CONTAMINAÇÃO E MORTES VOLTAM A SUBIR - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

13/12/2020

O NOVO AVANÇO DA COVID-19 EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ: CONTAMINAÇÃO E MORTES VOLTAM A SUBIR

 


Enquanto proliferam aglomerações em bares, eventos, festas e bailes, além de muitas pessoas que resistem ainda em usar máscaras de proteção, a pandemia do novo coronavírus continua avançar com números preocupantes e assustadores em Campos. No período de um mês, o registro de casos subiu de 9.524 para 12.241 pessoas contaminadas, um aumento de 30%. O número de óbitos passou de 437 a 498 no mesmo período, um aumento de 14%. O levantamento feito pelo Campos 24 Horas abrangeu o período entre 12/11 a 12/12, de acordo com o Boletim  do Coronavírus do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura. Nos hospitais, 85% dos leitos no Tratamento Intensivo (UTIs) estão ocupados. O infectologista Nélio Artiles é um dos médicos da que admite que a escalada da pandemia no município traz grandes preocupações.

 

Neste fim de semana, o número de contaminados foi de 169 pessoas nas últimas 24 horas com três mortes. As vítimas são dois homens (de 63 anos com comorbidades e 80 anos sem comorbidades) e uma mulher (47, com comorbidades). Além destes dados, o levantamento do Boletim confirma a recuperação de 10.201 pacientes, 11.498 casos descartados, 30.927 de síndrome gripal e 203 de síndrome respiratória aguda grave. Leia mais abaixo

 

Com o aumento contínuo dos casos de infecção e mortes pela Covid-19 em Campos, o governo municipal voltou a impor restrições com o retorno à fase amarela do plano de retomada das atividades econômicas e sociais.

 

Cenas de aglomeração são vistas com frequência em áreas centrais da cidade e no bairro Pelinca. Com a ocupação dos leitos públicos em 85% nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e 74% nos leitos Clínicos, as autoridades da área de saúde pedem mais conscientização voluntária.

  

“Na última semana, a fiscalização realizada na área da Pelinca encontrou vários estabelecimentos em desacordo com o decreto e os mesmos foram fechados. Eventos também foram encerrados pela equipe de fiscalização tanto na área central, quanto em Guarus”, informou a Prefeitura.

  

“Estamos em curso de uma grave pandemia que vem abreviando a vida de muitas pessoas em todo mundo. Por isso é preciso aceitar e enfrentar esta situação. Negar o óbvio é muito perigoso”, afirmou em entrevista o infectologista Nélio Artiles.

 

A proximidade de um programa de imunização traz animo ao médico, que demonstrou preocupação com a negligência, particularmente entre os jovens. “Qualquer vacina será bem-vinda, desde que sejam finalizadas todas as fases dos estudos e que seja reconhecida pelos órgãos científicos mundiais. Por que negar o que é evidente e claro? Jovens pouco adoecem ou se agravam, mas levam a doença para idosos e doentes crônicos que precisam de cuidado e valorização”, opinou o médico.

  

MÁSCARAS - O médico também tratou da resistência de pessoas no uso de máscaras de proteção. “Não é possível entender tanta rejeição ao uso de máscaras, pois é só um pedaço de pano no rosto que, usado de maneira correta, tapando nariz e boca e não o queixo ou pescoço, previne de forma eficaz a transmissão e o contágio”.

  

A infectologista Marise Reis também destacou a importância do uso da máscara.  “Algumas pessoas podem até perguntar se faz sentido usar máscara no meio de tantas pessoas. Se eu estiver em um aglomerado, por qualquer motivo, mas estiver de máscara, a chance de contaminar existe, mas é muito menor do que se tiver gente sem máscara. A máscara barra o vírus que está saindo da via aérea da pessoa contaminada” ressalta. 

  

O município voltou para a fase amarela desde a última segunda-feira (30) - do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais – fase 3. A orientação é que a população mantenha os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%, além de manter o distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações.

  

A Prefeitura informa ainda que as denúncias de aglomeração podem ser feita por meio dos canais da secretaria de Segurança Pública (22) 98175-2058; da Guarda Civil Municipal, (22) 98175-0785, e da superintendência de Postura (22) 98168-3645.

 

 FONTE:CAMPOS 24 HORAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário