A montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e Horizonte (CE), para jipes da Troller. As duas primeiras serão fechadas imediatamente
A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a
produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021. No país desde 1919, a
marca manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o
campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São
Paulo.
A montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté
(SP), para carros da Ford, e Horizonte (CE), para jipes da Troller. (leia mais
abaixo)
O G1 procurou a Ford para saber quantos funcionários serão
afetados pelo encerramento da produção, e aguarda retorno. Em Taubaté, ao menos
830 funcionários serão demitidos. A fábrica de Horizonte emprega 470 pessoas.
A fábrica de Camaçari, que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté,
onde eram feitos motores e transmissões, serão fechadas imediatamente,
reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda. No último trimestre
de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte.
Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas
interrompidas assim que terminarem os estoques. A empresa garante, porém, que
todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia.
A partir da decisão, a Ford diz que o país passará a ter
modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de
outras regiões fora da América do Sul. Nos últimos meses, a montadora já havia
confirmado os novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1.
Reestruturação global
De acordo com a Ford, o fechamento das fábricas no Brasil é
mais um passo de seu processo de reestruturação global.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul
e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para
a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e
CEO da Ford.
“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao
encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos
produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", completou.
No ano passado, a Ford vendeu 119.454 automóveis no Brasil,
segundo dados da Anfavea. O resultado representou uma queda de 39,2% na
comparação com 2019. A queda observada foi maior do que a registrada pelo
segmento de automóveis. Em 2020, o tombo foi de 28,6%, para 1.615.942.
Encerramento em São Bernardo do Campo
No Brasil, o primeiro passo da reestruturação, em 2019, foi o
encerramento da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), depois de 52
anos. Em outubro, foi concluída a venda da fábrica do ABC paulista para a
Construtora São José e com a FRAM Capital.
Como consequência, a marca deixou de vender no Brasil o
Fiesta, um de seus modelos de maior sucesso, e abandonou o mercado de caminhões
na América do Sul. A fábrica da Ford empregava 2.350 funcionários e, desses,
apenas mil, que são da área administrativa, foram mantidos.
Em nota, a companhia afirmou que, entre os potenciais
compradores, priorizou durante a seleção os projetos que melhor atendessem às
necessidades da região, comemorou a transação e agradeceu aos envolvidos no
negócio.
Impactos no mundo
O plano de reorganização da empresa também afetou outros
países nos últimos anos. Foram fechadas fábricas na Austrália, após 91 anos no
país, e na França, em Blanquefort. Na Europa e Estados Unidos, a montadora
anunciou demissões em 2019.
Repercussão
A associação das fabricantes, a Anfavea, disse que não vai se
pronunciar sobre o encerramento das atividades.
"A Anfavea não vai falar sobre o tema, trata-se de uma
decisão estratégica global de uma das nossas associadas. Respeitamos e
lamentamos. Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano
sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo
Brasil", disse a associação em nota.
Fonte: G1
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