REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE-RJ APOSTA NO CULTIVO DE GENGIBRE PARA EXPORTAÇÃO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

30/01/2021

REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE-RJ APOSTA NO CULTIVO DE GENGIBRE PARA EXPORTAÇÃO

 

 

O Consórcio Intermunicipal do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) põe o agronegócio campista e fidelense na rota do capital estrangeiro. Com auxílio da câmara técnica do Cidennf, uma parceria público-privada aposta nas terras férteis da região para plantio de gengibre destinado à exportação. A região conta com três pólos - dois em Campos e um em São Fidélis - e a colheita teste será feita entre julho e agosto deste ano. A meta é exportar, já em 2022, 800 toneladas de gengibre para uma empresa brasileira com sede nos Estados Unidos.

 

O projeto, financiado pelo empresário Paulino Nóbrega, é desenvolvido em uma área total de 15 mil m². Em Campos, os pólos se dividem em Aleluia do Imbé, com 3 mil m² plantados; e em Itereré, 2 mil m². Já em São Fidélis, foram plantados 10 mil m² de gengibre na região de Bela Joana. Segundo o empresário, o investimento passou dos R$ 200 mil.

 

Segundo o secretário executivo do Cidennf, Vinícius Viana, o projeto nasceu no final de 2019 e início de 2020 da necessidade de vender os produtos. “O produtor, além de produzir, tem que conseguir vender e nisso entrou em jogo nossa câmara técnica. Nós convidamos o Paulino, que já trabalha com exportação de produtos agrícolas para a Europa, Estados Unidos e Canadá. Assim, nós focamos na produção padrão exportação e montamos uma equipe técnica para estudar como é feita a produção de Santa Leopoldina. A equipe técnica buscou essa tecnologia de produção e nós do Cidennf fomentamos com a parte técnica e viabilizamos a produção fazendo a ponte entre produtores locais e o investidor”, disse.

 

O empresário Paulino Nóbrega contou que tem interesse em transformar o projeto em um polo de produção na região: “Nós sempre tivemos uma vontade muito grande de fomentar o agronegócio em Campos e região. Além disso, já tínhamos algumas parcerias no Espírito Santo para a plantação de gengibre; um produto desejado para os países que desejamos exportar. Na região que o produto se desenvolver melhor, nós iremos ampliar para 100 mil m²”.

 

FONTE:FOLHA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário