RIOS MURIAÉ E POMBA CONTINUAM A SUBIR, ENQUANTO O ITABAPOANA RECUA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

05/01/2021

RIOS MURIAÉ E POMBA CONTINUAM A SUBIR, ENQUANTO O ITABAPOANA RECUA

 


Os rios Muriaé e Pomba apresentaram um aumento ao longo da madrugada desta terça-feira (05), segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Em Itaperuna, o nível da água do Muriaé subiu de 4,30m para 4,55m, um aumento de 25 centímetros em 11 horas. Em Laje do Muriaé, o rio também segue acima do transbordo. Ja o rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua, teve uma elevação de 23cm, mas não atingiu o nível de transbordo. Em Bom Jesus do Itabapoana, o rio Itabapoana baixou para 1,74m, segundo medição do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e não está mais acima de seu nível de transbordo, que é de 2,10m.

 

Ainda de acordo com o SGB, a previsão é de que o rio Muriaé, em Itaperuna, baixe mais durante esta terça-feira, porém deve se manter além do nível de transbordo, cuja cota é de 4m. Segundo a projeção emitida às 8h desta terça, o nível do rio em Itaperuna deve recuar para 4,26m até as 20h. O coordenador regional de Defesa Civil, tenente-coronel Joelson Oliveira, chegou a informar que a tendência é continuar baixando. "Nesta manhã do dia 05 o panorama da região da bacia do rio Muriaé está estabilizando. Em Italva e Cardoso ainda tem alguma subida porque a água ainda está passando para lá, mas acreditamos que até o final da tarde também estabilize", disse em entrevista para uma rádio de Itaperuna.

 

Outro município banhado pelo rio Muriaé é Cardoso Moreira. Atualmente, o nível da água na cidade está em 6,99m, um aumento de 55 centímetros nas últimas 11 horas. A projeção do SGB é que o rio ultrapasse o nível de transbordo em Cardoso, podendo chegar a 7,53m até as 18h desta terça.


Segundo a medição do Inea, o rio Muriaé, em Laje do Muriaé, atingiu na manhã desta terça a marca de 5,46m, 31 centímetros acima de seu nível de transbordo. Na noite dessa segunda-feira, o rio marcava 5,14m.


Ainda de acordo com o gráfico do Inea, o rio Itabapoana, em Bom Jesus, começou a baixar por volta da 0h desta terça-feira. Nessa segunda, o rio chegou ao ápice de 2,54m, ultrapassando sua cota de transbordo que é de 2,10m. A Defesa Civil do município chegou a informar que esteve na área mais baixa, onde as águas atingiram quatro casas, mas não houve necessidade da retirada de famílias.


Em Campos, rio Paraíba está em 7,73m


O nível do rio Paraíba do Sul, em Campos, atingiu 7,73m, de acordo com as medições realizadas pela Defesa Civil. Os dados foram coletados após a represa da Ilha dos Pombos, situada na cidade do Carmo, aumentar a vazão da água para 825m³ nesta terça-feira.


Segundo o subsecretário de Defesa Civil, major Edson Pessanha, a medição ainda não preocupa, pois, a cota de transbordo acontece quando o rio chega a 10,40m.


Em Itaocara, no Noroeste Fluminense, o rio ficou em 3,46m e a cota de transbordo é de 5,20. Já em São Fidélis, o Paraíba do Sul atingiu 2,86m e a cota de transbordo é de 5,30.


A Defesa Civil informa que, caso seja detectada necessidade de ação, a população pode entrar em contato através da Secretária de Defesa Civil nos números 199 ou 98175-2512.


Além disso, o major Edson Pessanha orienta a população para que, em caso de chuva e tempestade, as pessoas evitem sair de suas residências e fiquem atentos a esse fenômeno.


FOLHA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário