VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM TODO O ESTADO DO RIO A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA (20) - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

18/01/2021

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM TODO O ESTADO DO RIO A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA (20)

 

Governador Cláudio Castro garante que vacinação será iniciada simultaneamente em 92 municípios

 

O governo do Rio, Cláudio Castro, garantiu que estará pronto para iniciar a vacinação contra a Covid-19 simultaneamente nos 92 municípios fluminenses na próxima quarta-feira (20), como determinou o Ministério da Saúde após a aprovação da CoronaVac pela Anvisa. Para a primeira fase de vacinação foi definido um grupo prioritário de 1,3 milhão de pessoas, que inclui profissionais de saúde, idosos com mais de 75 anos, idosos que vivem em asilos e indígenas. Esses grupos, no entanto, devem ser subdivididos em outros menores de acordo com o número de doses que será enviado ao Rio. Com isso, os idosos com mais de 85 anos devem ser priorizados na primeira leva.

 

— Confiamos nos técnicos da Anvisa, no Plano Nacional de Imunização e agora todos os estados, todos os municípios, juntos, serão atendidos — afirmou Castro.

  

Segundo Alexandre Chieppe, médico da subsecretaria de Vigiância em Saúde do estado, uma reunião nesta segunda-feira com os secretários municipais de saúde vai definir quem serão os primeiros a serem vacinados. "A gente traçou vários cenários, e a partir da definição do Ministério da Saúde de quanto a gente vai receber, a gente vai definir quais serão os prioritarios ou não".

 

Numa primeira projeção feita pela secretaria seguindo critérios populacionais, o Rio receberia 549 mil doses da CoronaVac. O número, no entanto, pode ser alterado, já que o ministro Eduardo Pazuello afirmou que pode levar em conta a situação da doença em cada estado na distribuição de doses. 

 

Capital discute antecipação

 

Logo após o ministro Pazuello anunciar que distribuiria doses da CoronaVac já nesta segunda-feira teve início um debate dentro da Prefeitura do Rio sobre a possibilidade de antecipar o início da vacinação, prevista para o dia 20. Alguns integrantes da gestão afirmam que, se as doses já estiverem disponíveis na cidade, nada justificaria, do ponto de vista da Saúde Pública, retardar uma campanha em plena pandemia. A questão política também tem peso, depois do governador de São Paulo João Dória ter anunciado para esta segunda-feira o início da vacinação no estado. Neste domingo, Dória participou da cerimônia de aplicação da primeira dose da Coronavac no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

 

Questionado sobre a possibilidade de alguma cidade do estado iniciar antes a imunização, o secretário estadual de Saúde Carlos Alberto Chaves descartou a hipótese. A pasta é o órgão responsável por distribuir as vacinas que serão enviadas pelo Ministério da Saúde.

 

— Não abro mão disso (a vacinação simultânea). Todos os municípios tem o mesmo direito, seja Varre-sai ou na Região Metropolitana — garantiu.

  

No plano inicial apresentado pela prefeitura no começo de janeiro, a primeira fase da vacinação no município incluirá trabalhadores da saúde, pessoas com 75 anos ou mais, indígenas e quilombolas, além de pessoas de 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência. Seriam 872.571 pessoas, o que demandaria 1.745.142 doses. 

 

Em todo o estado, 1,5 mil postos de saúde e clínicas da família devem participar da imunização. A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que pode abrir mais 3 mil pontos de apoio, utilizando espaços de escolas, supermercados, shoppings e quartéis dos Bombeiros. O estado também já iniciou, no último sábado, a distribuição de 5,5 milhões de seringas aos municípios, processo que será concluído até a próxima terça-feira.

  

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário