ELEITORES DE ITATIAIA E SANTA MARIA MADALENA-RJ RETORNARÃO ÀS URNAS EM ABRIL PARA ESCOLHER SEUS PREFEITOS, DECIDE O TER - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

05/02/2021

ELEITORES DE ITATIAIA E SANTA MARIA MADALENA-RJ RETORNARÃO ÀS URNAS EM ABRIL PARA ESCOLHER SEUS PREFEITOS, DECIDE O TER

 


Em sessão  virtual realizada nesta quinta-feira (4) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro marcou para o dia 11 de abril as eleições suplementares a serem realizadas nos municípios de Itatiaia e Santa Maria Madalena, por conta da impugnação dos candidatos mais votados nas duas cidades, Eduardo Guedes e Clementino da Conceição, respectivamente, que não poderão concorrer no novo pleito, por terem dado causa à anulação da votação ocorrida no dia 15 de novembro do ano passado. Os partidos interessados em participar do pleito tem até o dia 5 de março para registrar seus candidatos.

 

A decisões por novas eleições nas duas cidades aconteceram em meados de dezembro do ano passado em sessões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso de Itatiaia, a corte acatou um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) e confirmou a ilegalidade da candidatura do ex-prefeito Eduardo Guedes (Dudu), que buscava um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado pelo artigo 14 da Constituição Federal.

 

Na ocasião, a chapa encabeçada pelo candidato do PSC já estava indeferida em outro processo, relacionado à fraude na convenção de seu vice, Sebastião Mantovani, o Jabá, do PSL. Irregularidade confessada pelo político recentemente por meio de um acordo com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

 

No caso de Santa Maria Madalena, o colegiado negou provimento a um recurso apresentado por Clementino da Conceição, que tentava reverter uma decisão de novembro do ano passado, quando o TRE indeferiu o registro do candidato do PL por ele ter sido condenado em ação de improbidade administrativa com danos aos cofres públicos. Clementino governou o município até o dia 31 de dezembro de 2016, tendo cumprido dois mandatos consecutivos.

 

Fonte: Elizeu Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário