INSTITUTOS DIVULGAM ALERTA DE FORTES CHUVAS NA REGIÃO NOROESTE; RIO MURIAÉ DEIXA MORADORES PREOCUPADOS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

20/02/2021

INSTITUTOS DIVULGAM ALERTA DE FORTES CHUVAS NA REGIÃO NOROESTE; RIO MURIAÉ DEIXA MORADORES PREOCUPADOS

 

Rio Carangola – MG


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso nesta sexta-feira(19/02), às 10h20, informando o perigo de fortes chuvas em todas as cidades do Noroeste Fluminense por no mínimo durante as próximas 24 horas. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) às 8h59 comunicou que na área as condições são favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva fortes, acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento, e não se descarta eventual queda pontual de granizo.

De acordo com o INMET, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Rio Carangola


O Rio Carangola, região da mata mineira, está subindo rapidamente e há alagamentos nos Bairros da Lacerdina, Amendoeiras (próximo à carroceria Santa Luzia),Santo Onofre (próximo ao Marinho), Varginha de Baixo (próximo ao condomínio, Centro (próximo ao posto Marechal), entre outros pontos.

 

Rio Carangola – MG


Segundo informação da Prefeitura, em Divino do Carangola, a água ainda está subindo. Chove na região e a Defesa Civil já orienta a retirada de pertences das casas e comércios. A Defesa Civil do município está mobilizada com barcos e caminhões, atendendo famílias que estão desabrigadas sendo transferidas para a Escola Municipal Antônio Marques. Outras escolas também servirão de ponto de apoio.

 

Situação na Região


Laje do Muriaé


Em Laje do Muriaé, a Defesa Civil segue monitorando o nível do Rio Muriaé e as encostas, após as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na cabeceira do canal em Muriaé. Na medição das 13h40, desta sexta-feira, o nível do Rio Muriaé – no perímetro urbano – registrava 4,40 metros. O chefe interino do órgão e secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sergio Terra Silva, informou ter ocorrido o aumento da cota de 12 cm em 40 minutos. O transbordo do rio na cidade começa em 5,20 metros.

 

Natividade


Em Natividade, segundo a Defesa Civil está dentro das normalidades. Apesar da fortes chuvas registradas nas últimas horas no estado de Minas Gerais, durante a medição realizada pelo órgão às 12 horas, a cota do canal registrava 3,25 metros, enquanto que a cota de transbordo é 5,20 metros. Ainda assim, equipes se mantém de prontidão e monitorando o volume.

 

Bom Jesus do Itabapoana


A Defesa Civil Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, alerta à população do município, principalmente aos que residem nas ribeirinhas, sobre o risco de transbordamento do Rio Itabapoana, em virtude das fortes chuvas na Região. Há previsão de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte na cidade pelas próximas 72 horas.

 

Aos moradores de áreas ribeirinhas, a orientação da Defesa Civil é que recolham seus documentos e pertences pessoais e guarde-os em local seguro. Os moradores de áreas de encosta devem ficar atentos ao risco de deslizamento. A orientação é a mesma: procurem abrigo na casa de familiares e amigos, ou nos pontos de apoio. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil por  telefone: (22) 99943-0692 ou (22) 3831-1403.

 

FONTE:FOLHA DE ITALVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário