RIOS REGIÃO COMEÇAM A BAIXAR APÓS TRANSBORDO, MAS ALERTAS SÃO MANTIDOS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

22/02/2021

RIOS REGIÃO COMEÇAM A BAIXAR APÓS TRANSBORDO, MAS ALERTAS SÃO MANTIDOS

 

Lama tomou conta de ruas em PorciúnculaLama tomou conta de ruas em Porciúncula / Divulgação

 

Os rios Carangola e Itabapoana começaram a baixar na manhã desta segunda-feira, após atingirem suas cotas de transbordo e deixarem mais de 900 famílias desabrigadas ou desalojadas no Noroeste Fluminense. Em Natividade e Porciúncula, o rio Carangola retornou ao seu leito normal e a Prefeitura concentrou os trabalhos na limpeza das ruas que ficaram alagadas. Devido aos prejuízos causados, o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, percorreu as ruas de Porciúncula. Em Bom Jesus do Itabapoana também houve diminuição do nível do rio, apesar de continuar acima da sua cota de transbordo. Já os municípios de Itaperuna e Italva estão em alerta máximo devido à cheia do rio Muriaé.


No início da manhã desta segunda, o rio Carangola atingia a marca de 4,12m em Porciúncula, onde 34 famílias ficaram desabrigadas e 755 desalojadas, além de 135 pessoas que tiveram que ser levadas para abrigos em três escolas e outras 3.100 pessoas que foram para casas de parentes ou amigos. Segundo a Prefeitura, o cenário no município nesta segunda era de muita lama após a água desocupar as ruas.

 

Em Natividade, as equipes da Prefeitura também se concentraram na limpeza das ruas. Os trabalhos começaram desde a noite desse domingo (21). O nível do rio Carangola no município chegou a 5,20m, mas na manhã desta segunda já havia voltado ao seu leito normal. Pelo menos quatro ruas continuam alagadas, deixando nove famílias desabrigadas e outras 80 desalojadas.


Já em Bom Jesus do Itabapoana, a secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil informou que o nível do rio Itabapoana diminuiu nesta segunda, mas continua acima da cota de transbordo, que é de 2,10m. Às 8h, o rio registrava 3,59m. O município informou, ainda, que a vazão na UHE Rosal também tem diminuído, o que matematicamente significa tendência de queda ou, pelo menos, estabilidade no nível do rio. Às 7h de hoje, a vazão estava em 242m³ por segundo. "O município de Bom Jesus do Itabapoana continua em estado de alerta. A Defesa Civil mantém o monitoramento durante todo o período de cheia. Equipes da Prefeitura estão nas ruas auxiliando cidadãos afetados pela cheia", infomou a Prefeitura ao orientar que os moradores de áreas ribeirinhas devem recolher seus documentos e pertences pessoais e guardá-los em local seguro. "O mais prudente é levantar os móveis e procurar abrigo na casa de familiares, amigos ou em pontos de apoio disponibilizados pelo município. Os moradores de áreas de encosta devem ficar atentos ao risco de deslizamento. A orientação é a mesma: procurem abrigo na casa de familiares e amigos, ou nos pontos de apoio. Em caso de emergência, a população de Bom Jesus do Itabapoana deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone: (22) 3831-1403 ou (22) 99943-0692".


Itaperuna segue em alerta máximo


A Prefeitura de Itaperuna, através da secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública, informou que o nível das águas do rio Muriaé, no município, tem baixado gradativamente desde as 23h15 desse domingo, quando atingiu 4,93m. A última medição, realizada às 9h15 desta segunda-feira, registrou 4,66m.


"Mesmo com o recuo, a secretaria de Defesa Civil continua o monitoramento da cidade em status de alerta máximo. Apesar do status de alerta máximo, a classificação do risco geológico (quedas de barranco), no município, em função das chuvas, permanece 'baixo', já o risco hidrológico (enchente mais intensa) é considerado 'alto'", informou nota emitida nesta manhã.


As autoridades recomendam à população ribeirinha que eleve os móveis e demais utensílios domésticos; separe remédios, domcumentos e objetos de valor; busque abrigo com parentes ou conhecidos e acionem a Defesa Civil pelas linhas 199, caso notem qualquer alteração estrutural em suas casas.

 

Rio Muriaé está acima do transbordo em Italva

  

De acordo com medição da Defesa Civil de Italva, feita às 8h desta segunda, o nível do rio Muriaé estava em 4,57m, sendo que sua cota de transbordo é de 4,20m. A Prefeitura informou que uma família está desabrigada e foi levada para a Escola Municipal Glycério Salles.


Nesta madrugada, o prefeito Léo Pelanca percorreu diversas ruas e bairros italvenses que se encontram alagadas e em estágio de atenção máxima. "A boa notícia é que em Itaperuna as informações que nos foram passadas pelo secretário municipal de Defesa Civil Major Luz, são de que o nível do rio começou a baixar cerca de 2,5 cm por hora. De qualquer maneira, continua o estágio de alerta máximo em Italva. Para urgências e maiores informações a PMI e Defesa Civil disponibiliza os telefones: 999302199 ou 2783-2769", informou a Prefeitura.


FONTE:FOLHA 1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário