PROGRAMA SAÚDE DA MULHER TRABALHA PARA AMPLIAR A OFERTA DE ATENDIMENTOS EM ITAPERUNA-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

11/03/2021

PROGRAMA SAÚDE DA MULHER TRABALHA PARA AMPLIAR A OFERTA DE ATENDIMENTOS EM ITAPERUNA-RJ

 


O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) vem trabalhando de forma eficaz, objetivando ampliar a oferta de atendimentos no município de Itaperuna, RJ, através da descentralização dos serviços, visando fortalecer as atividades nas Estratégias de Saúde da Família (postinhos de Saúde), em bairros e distritos.

 

“Nós estamos trabalhando, buscando uma melhor qualidade de atendimento às nossas pacientes, tencionando ampliar o acesso aos serviços; e a descentralização irá facilitar esse processo. Nos dias 26 e 27 de março acontece uma capacitação teórica, com as equipes que irão trabalhar nas unidades”, revela Itaeci Brum Ruas, coordenadora do PAISM.

 

O PAISM é uma junção de várias ações voltadas ao planejamento reprodutivo, climatério, pré-natal, controle do câncer de colo e de mama, além de desenvolver outras atividades. Também monitora outras necessidades do público alvo, facilitando o encaminhamento a cirurgias, colocação de diu e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

 

Dentre as metas e objetivos para 2021, atingir os indicadores pactuados a nível Estadual e Federal, visando fortalecer as ações desenvolvidas no município, no combate à sífilis congênita, redução do número de casos de AIDS em menores de 5 anos, ampliar o rastreamento do câncer de colo uterino e de mama, aumentar o número de consultas de pré-natal, bem como ampliar o encaminhamento ao serviço odontológico, dentre outros indicadores.

 

PRECAUÇÕES EM TEMPO DE PANDEMIA

 

A equipe do PAISM está elaborando uma série de precauções neste momento de pandemia da Covid-19, organizando os serviços com medidas de biossegurança.

 

“Vamos agendar o atendimento das gestantes por hora, objetivando diminuir o fluxo de pessoas no recinto de trabalho. Por hora, suspendemos as rodas de conversa com grupos de gestantes e temos seguido os protocolos exigidos”, diz a coordenadora.

 

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, a equipe do PAISM trabalha buscando alternativas para atender as pacientes da melhor forma possível, dando sequência às ações iniciadas, cumprindo as medidas de segurança. As gestantes que chegam ao PAISM são entrevistadas e, caso apresentem sintomas de Covid-19, realizam o teste rápido e recebem acompanhamento durante as etapas seguintes.

 

Almejando um futuro com o cenário promissor, em um momento pós Covid-19, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher pretende voltar com atividades extramuros, fortalecendo as parcerias com os demais programas da Secretaria Municipal de Saúde.

 


DECOM - ITAPERUNA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário