GOYTACAZ FUTEBOL CLUBE "O MAIS QUERIDO DE CAMPOS" - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

22/04/2021

GOYTACAZ FUTEBOL CLUBE "O MAIS QUERIDO DE CAMPOS"

 

Foto do jogo Americano 0 x 1 Goytacaz, que valeu o acesso do alvianil a Série A do Campeonato Carioca após 25 anos.

 

Foi criado a partir de um desentendimento de um grupo de remadores do Clube de Natação e Regatas Campista, que teve negado um pedido de barco para passear no Rio Paraíba do Sul.

O nome do clube foi uma homenagem aos primeiros habitantes da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ: os índios goytacazes, que segundo o historiador Eduardo Bueno, eram os mais ferozes índios do atual território conhecido como Brasil, além de exímios nadadores, o que lhes dava uma vantagem extra nas batalhas.

A primeira partida foi em 25 de agosto de 1912 contra o Internacional e a equipe alvianil venceu por 2 a 1, com o time tendo formado com: Claudinier, Mário Manhães e Catete, Álvaro Nogueira, Estevam Almeida, e Adelino, Laranjeira, Linconl, Jorge Gomes, Didi e Otto Nogueira.

O primeiro campo do Goytacaz foi defronte à Igreja de Santo Antônio, em Guarus e, por isso, o santo é considerado o padroeiro do time. Mais tarde o campo passou para a Praça da República, onde a Prefeitura Municipal cedeu um terreno, mas ali o clube não ficaria por muito tempo, pois logo se mudaria para perto do Liceu de Humanidades, no antigo campo do Luso Brasileiro, no mesmo terreno onde, mais tarde, seria construído o palacete de Finazinha de Queirós, transformado após a sua morte na Casa de Cultura Villa Maria.

O clube, porém, mudaria novamente e, dessa vez, se estabeleceria em frente à linha férrea campista, no início da Rua do Gás, na Lapa. Foi nesse campo que o Goytacaz tornou-se, definitivamente, um dos maiores times da cidade, chegando a ter ali mesmo o primeiro campo com iluminação elétrica do interior do Estado do Rio de Janeiro, em 5 de junho de 1930, o que causou muita polêmica, já que a cidade vivia sérios problemas de abastecimento de energia.

 O Goytacaz foi o primeiro time de Campos dos Goytacazes e o terceiro do antigo Estado do Rio a jogar no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Isso aconteceu em novembro de 1963, contra a equipe carioca do Madureira e a partida terminou empatada em 2 a 2. Antes dele, jogaram, no Maracanã, o Canto do Rio, que disputava especialmente o Campeonato Carioca desde 1941 e estreou no Maracanã já em 1950 e o Fonseca, que disputava o Campeonato Fluminense mas enfrentou o America no estádio pela Taça Brasil de 1961.

O Goytacaz foi o segundo clube campista a ter um jogador na Seleção Brasileira, Amaro da Silveira, titular absoluto no Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1923, tendo o Goytacaz também revelado Amarildo, "O Possesso", goleador da Seleção Brasileira e destaque da Copa do Mundo de 1962.

O Goytacaz foi o primeiro campeão da cidade de Campos dos Goytacazes, isto em 1914. O clube conquistou vinte campeonatos campistas, sendo o de 1955 de forma invicta, além de ter sido o primeiro tetracampeão (1940/1941/1942/1943), levantou duas taças Cidade de Campos e cinco campeonatos estaduais (antigo Campeonato Fluminense, em 1955/1963/1966/1967/1978).

Em campeonatos brasileiros, a melhor performance do Goytacaz na primeira divisão foi em 1978, quando conquistou o 30º lugar entre 74 participantes. Em 1985 foi o vice-campeão da Taça de Prata, equivalente ao atual Campeonato Brasileiro Série B.


FONTE: GOYTACAZES FUTEBOL CLUB

Nenhum comentário:

Postar um comentário