PLACA COLOCADA NA SAÍDA DE CALÇADO-ES, GERA POLÊMICA ENTRE PROFESSORES E MEMBROS DA ACL - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

04/11/2021

PLACA COLOCADA NA SAÍDA DE CALÇADO-ES, GERA POLÊMICA ENTRE PROFESSORES E MEMBROS DA ACL

 


Por Addison Viana – O município de São José do Calçado, está passando por um processo de reforma em sua sinalização do trânsito. O Governo do Estado do Espírito Santo, através do Departamento de Edificações e de Rodovias – DER-ES, está realizando um trabalho de sinalização de trânsito no município, e em uma de suas placas, na saída da cidade, a palavra viagem, aparece grafada com a letra “j”.

 

O erro talvez passaria por despercebido ou não causaria tanta polêmica na cidade, se o município não fosse conhecido por seu grandioso número de escritores, sendo até mesmo consagrado o município com o maior número de escritores por metro quadrado do mundo.

 

A placa colocada na saída de Calçado, para que está indo em direção à Guaçuí, traz o seguinte dizer: “Boa Viajem. Agradecemos sua visita.”

 

De acordo com a língua portuguesa, Viagem, escrita com “g”, é um substantivo, sinônimo de passeio, jornada e deslocamento. Podemos citar como exemplos “Boa Viagem”, “Cheguei de viagem”, “Tenha uma boa viagem”, entre outros. Portanto, na placa, a escrita “Viajem”, nesse caso, está incorreta. Ainda de acordo com as normas da língua portuguesa, pode-se até usar a letra “j” na palavra viajem, mas, essa regra serve apenas quando for para conjugar o verbo viajar.

 

Desde que a placa foi instalada na saída da cidade, o Broinha Notícias vem recebendo mensagens de professores, membros da Academia Calçadenses de Letras, diretores de escolas e de populares, pedindo que fosse feita uma matéria cobrando das autoridades competentes a correção da palavra, afinal, São José do Calçado é berço cultural de grandes escritores, magistrados e professores.


FONTE:BROINHA NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário