CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ ENTRE OS 100 MUNICÍPIOS MAIS RICOS DO PAÍS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

21/12/2021

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ ENTRE OS 100 MUNICÍPIOS MAIS RICOS DO PAÍS

 



Quinta economia do Estado do rio de Janeiro, o município de Campos se posiciona mais uma vez entre as 100 cidades brasileiras com maior Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com relatório divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Campos 24 Horas mostra nesta matéria os dados foram divulgados na última sexta-feira pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DDE/SPGG), que elabora o material junto com o IBGE. As atividades em destaque em Campos são: petróleo, agronegócio, setor de serviços e o comércio. Macaé, mesmo com os impactos da Lava Jatos,  é outro município fluminense entre os 100 do Brasil com maior PIB, mas ocupando a 71ª colocação. Cabo Frio vem a seguir em 97ª posição.

 

A lista se refere às 100 maiores economias do país em 2019 e aponta que o PIB da capital do Norte Fluminense foi de bilhões naquele ano, colocando o município na 33ª colocação entre todas as cidades brasileira e o quinto no Estado.

 

O município do Rio de Janeiro é o melhor posicionado entre as cidades fluminenses e o segundo maior PIB do Brasil. A segunda melhor posicionada do Estado é Niterói, que ocupa a 18ª colocação, seguida por Duque de Caxias, a terceira do RJ, em 19ª posição no país. Maricá chega em 22º lugar, em quarto no Estado.

 

O economista Ranulfo Vidigal considera que Campos, além do petróleo, conta com outros setores que contribuem para posicionar bem o seu PIB no contexto nacional. "Não há dúvida que, na composição do PIB de Campos, o petróleo tem uma participação bastante expressiva. Mas há ainda outros setores que se destacam: o agronegócio, o setor de serviços, com destaque para a saúde privada; o segmento da indústria cerâmica; e o comércio, porque Campos continua sendo o grande polo regional do Norte Fluminense. Tanto é que tem desembarcado aqui grandes grupos nacionais de atacado e varejo",  analisou Ranulpho.

 

Quanto a 71ª posição de Macaé, o economista atribui aos impactos da Lava Jato no setor de petróleo. “Em 2019, Macaé assistiu a uma onda enorme de demissões, por conta das empresas offshore que foram bastante afetadas em razão da Operação Lava Jato. Muitas delas interromperam suas atividades, reduziram os investimentos e demitiram milhares de trabalhadores. Mas agora o setor da indústria do petróleo já da sinais de recuperação”, acrescentou. 

 

SÃO PAULO NA FRENTE - A cidade com maior PIB do país é São Paulo; a terceira é Brasília; a quarto município é Belo Horizonte; o quinto, Curitiba, seguido de Manaus, Porto Alegre, Osasco, Fortaleza e Campinas.

 

São Paulo é o primeiro estado brasileiro com mais municípios entre os 100 maiores PIBs per capita do país (34); segundo de Mato Grosso (12), puxado pelo agronegócio; o terceiro é o Rio Grande do Sul (11), seguido de Minas Gerais (10). 

 

MUNICIPIOS ENTRE OS DEZ MAIORES PIBs DO BRASIL

 

1 São Paulo

 

2 Rio de Janeiro

 

3 Brasília

 

4 Belo Horizonte

 

5 Curitiba

 

6 Manaus

 

7 Porto Alegre

 

8 Osasco

 

9 Fortaleza

 

10 Campinas

 

OUTROS MUNICÍPIOS DO RANKING

 

18 Niterói

 

19 Duque de Caxias

 

22 Maricá

 

33 Campos dos Goytacazes

 

37 Caxias do Sul

 

40 Natal

 

41 Cuiabá

 

42 Maceió

 

44 Santos

 

45 Teresina

 

46 Florianópolis

 

47 Vitória

 

48 Londrina

 

49 João Pessoa

 

52 Maringá

 

53 São José do Rio Preto

 

55 Juiz de Fora

 

71 Macaé

 

83 Petrópolis

 

97 Cabo Frio


FONTE:CAMPOS 24 HS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário