EVENTO ONLINE MARCA 156 ANOS DO ESCRITOR CANTAGALENSE EUCLIDES DA CUNHA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

19/01/2022

EVENTO ONLINE MARCA 156 ANOS DO ESCRITOR CANTAGALENSE EUCLIDES DA CUNHA

 



No dia 20 de janeiro comemoramos 156 anos de nascimento de Euclides da Cunha, o grande escritor cantagalense, autor da obra prima “Os Sertões”. Para marcar esta data, um grupo de amigos, unidos por laços que passam pelo interesse na obra euclidiana e ligação com Cantagalo, terra natal do escritor, organizam evento virtual para lançamento do portal do Movimento Euclidiano de Cantagalo, um espaço plural, de encontro da cultura cantagalense.

 

O evento “Euclides, 156” terá uma mesa que falará sobre os 120 anos de publicação de “Os sertões”, obra máxima de Euclydes. Debaterão o Prof. Leopoldo Bernucci, professor da Universidade da Califórnia, um dos maiores estudiosos da obra euclidiana, e Profa. Anabelle Loivos Considera, cantagalense, professora da UFRJ, Coordenadora do Projeto de Extrensão Fórum Euclides. Teremos a leitura dramatizada de trechos de “Os sertões” pelos atores Álvaro Sagulo e Ana Martins.

 

Fechando, o evento traz o “Euclydes de cabeceira”, com leituras e partilhas de textos da obra de Euclides por com Felipe Rissato, pesquisador da obra eucliana de Manaus, João Batista Lima, professor de Canudos, e Alex Vietas, Presidente do Grêmio Euclidiano de Atividades Culturais, Cantagalo.

 

O evento é gratuito e será realizado na plataforma Google Meet. Para participar e obter certificado é necessário inscrição prévia para receber o link da sala virtual. As inscrições são feitas somente através do formulário eletrônico no LINK. O link da sala será enviado para e-mail cadastrado na inscrição.

 

O evento também será transmitido no Youtube a partir do Canal do Movimento Euclidiano de Cantagalo.

 

Segundo o vereador Matheus Arruda (PP), membro e fundador do coletivo Juventude Euclidiana Cantagalense, “o evento é um esforço múltiplo de muitos pesquisadores, professores e euclidianistas que contribui de forma inquestionável para fortalecer a memória do escritor cantagalense.”

 

O vereador informou, ainda, que vêm lutando, através do mandato pelo setor da cultura, com grande destaque para o movimento euclidiano. “A nossa primeira Moção a ser entregue neste ano de 2022 vai ser para os jovens Samara Gonçalves, Amanda Teixeira e Geraldo Penna, que se destacaram na Maratona Intelectual Euclidiana de 2021, em São José do Rio Pardo, ficando, respectivamente, em terceiro lugar na área II (Ensino Médio) e 2° lugar, com empate técnico na área III (Ensino Superior).”

 

Programação




FONTE:SERRA NEWS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário