GOVERNO FEDERAL VETA RJ NO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL; CASTRO FALA EM MALDADE - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

19/01/2022

GOVERNO FEDERAL VETA RJ NO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL; CASTRO FALA EM MALDADE

 



O governo federal vetou o ingresso do Estado do Rio de Janeiro no novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), com base em pareceres técnicos do Tesouro Nacional e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O Conselho de Supervisão do RRF — formado por integrantes do governo federal, do governo do Rio e do Tribunal de Contas da União (TCU) — chegou a dar parecer favorável à adesão do estado ao plano. O governador Cláudio Castro disse que se trata de 'maldade' e que o Estado fez sua parte, e pode recorrer do STF.

 

Ao ingressar no regime, o estado tem alívio imediato no pagamento de dívidas com a União e outros credores, em troca da implementação de medidas de ajuste fiscal. Com o RRF, o estado se compromete a realizar privatizações e outras medidas para ampliar a arrecadação e cortar despesas. Ao mesmo tempo, precisa respeitar as vedações à criação de novos cargos, concessão de aumentos e elevação de despesas.

 

Desde o ingresso no programa, o Rio de Janeiro já teve um alívio de R$ 92 bilhões em sua dívida, segundo dados do Tesouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário