O QUE AS ENCHENTES ENSINAM . - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

16/01/2022

O QUE AS ENCHENTES ENSINAM .

 

Ruas foram tomadas pela água do paraíba na semana passada (Foto: Silvana Rust)

 

Uma das belezas de Campos é o Rio Paraíba do Sul, mas pelo menos uma vez a cada década, com intensidades variáveis, a coisa fica feia como se diz na gíria, como se viu na semana que passou.

 

Na era mais contemporânea, a pior enchente do Paraíba em Campos, com volume de água engordado pelos afluentes como o Pomba e o Muriaé, foi a do ano de 1966. A cidade ainda sem a bateria de diques ficou praticamente submersa.

 

Foi exatamente essa enchente de 1966 que levou o extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) a construir o dique do Cais da Lapa, uma das maiores obras de engenharia já realizadas no município.

 

Depois vieram outras enchentes como a de 2007 que fez parte da Ponte General Dutra ceder, tamanha velocidade da água do Paraíba sobre seus pilares.

 

Anos antes, uma outra enchente fizera um estrago semelhante na ponte Barcelos Martins, que desde então, passou a ser utilizada por pedestres, ciclistas e motociclistas.

 

A dinâmica das enchentes do Paraíba se assemelham. Rompimento de diques na BR-356 que liga Campos a São João da Barra já acontecera antes. É preciso que sejam adotadas medidas pontuais, ou seja, aprender com a enchente de hoje para enfrentar a de amanhã, como foi feito em 1966.

 

FONTE:TERCEIRA VIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário