RIO PARAÍBA ULTRAPASSA COTA DE TRANSBORDAMENTO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

12/01/2022

RIO PARAÍBA ULTRAPASSA COTA DE TRANSBORDAMENTO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

Segundo medição da Defesa Civil, às 17h15, o nível do rio já estava em 10,43 m, três centímetros acima do limite

 

Rio Paraíba do Sul, na tarde desta terça-feira (11), em Campos dos Goytacazes (Foto: Silvana Rust)

 

O Rio Paraíba do Sul atingiu cota de transbordamento, às 16h30, desta terça-feira (11), em Campos dos Goytacazes, segundo medição da Defesa Civil. Às 17h15, o nível do rio já estava em 10,43 m. Segundo a Prefeitura, a tendência é de que a elevação prossiga na média de 2 a 4 centímetros por hora, em razão do grande volume de água que o Paraíba ainda está recebendo de sua calha principal e de seus afluentes.

 

A Defesa Civil está realizando ações ao longo do dia, para minimizar os impactos da cheia. Por conta da cota atual do Paraíba, a água do rio já começou a retornar pelas galerias em alguns bairros. Agentes do órgão estão utilizando sacos de areia nas galerias para tentar diminuir o volume de saída de água nesses pontos. Os trabalhos neste momento estão concentrados na Pecuária, próximo ao Colégio 29 de Maio.

 

Entretanto, antes de alcançar a cota de transbordamento, as águas já afetavam famílias na comunidade da Coroa e na Ilha do Cunha. De acordo com a Município, não há desabrigados, mas 20 famílias estão desalojadas no Município. Desde o início da manhã, equipes técnicas da Defesa Civil estão realizando vistorias em pontos estratégicos e vulneráveis do município, nos seguintes bairros: Coroa, Ilha do Cunha, Matadouro, Parque Prazeres, Usina São João, comporta Paraíso, Comporta Jacaré e fazenda Abadia.

 

Além disso, a cheia do rio resultou na interdição da ponte João Barcellos Martins, em Campos, no fim da tarde desta terça-feira (11). Estrutura antiga e com riscos de desabamento era utilizada por pedestres, motociclistas, ciclistas e carros oficiais. A medida é para evitar acidentes estragos, já que a Defesa Civil registrou forte pressão nos pilares da ponte. (Veja aqui)

 

Preocupação com o rio teve início na última sexta

 

A Secretaria de Defesa Civil de Campos entrou em estado de alerta nesta segunda-feira (10), quando o nível do Rio Paraíba do Sul atingiu a cota de 9,40 m, no domingo (9), às 18h, sendo um metro abaixo da cota de transbordamento. Na segunda, o nível do rio chegou a 10 m, com elevação média de 3 cm por hora, segundo o órgão. E a água invadiu as casas da comunidade da Coroa, em Campos. A área é o primeiro ponto de transbordo do rio, pois tem um nível mais baixo do que todo o resto da extensão.

 

Nesta terça-feira (11), a água do Paraíba do Sul começou a sair pelos bueiros em diversos pontos da cidade de Campos. Entre 00h e 15h, o rio subiu 27cm e atingiu os 10,36m, restando 4 cm para atingir a cota de transbordamento. Neste mesmo dia, o rio transbordou e atingiu à rua.

 

O Paraíba começou a receber grande volume de água na última sexta-feira (7), devido à intensas chuvas ocorridas nas regiões de influência do sistema hidrológico de Campos, inclusive do reservatório de Santa Cecília, em Barra do Piraí, sul do estado do Rio de Janeiro, que estava com vazão defluída.

 

Enchente em 2012

 

A última vez que o Rio Paraíba do Sul recebeu um volume de água tão alto, chegando a transbordar, foi em 2012, o que ocasionou em uma enchente em Campos dos Goytacazes.

 

FONTE:TERCEIRA VIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário